Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50968

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA, Josivaldo Rodrigues da-
dc.date.accessioned2023-06-12T12:26:32Z-
dc.date.available2023-06-12T12:26:32Z-
dc.date.issued2021-08-18-
dc.date.submitted2023-08-12-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50968-
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo analisar o conteúdo do Filo Cnidaria em livros didáticos de biologia do ensino médio através da primeira etapa do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). O Filo Cnidaria é diversificado totalizando 13.400 espécies descritas atualmente, representado pelas anêmonas, medusas, hidras, corais e até formas menos conhecidas, como as gorgônias, entre outras. São animais que possuem cnidócitos estruturas exclusivas desse Filo, na captura de alimento e na locomoção, com ciclo de vida dimórficos (polipoide e medusoide adulta). A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritiva, cujos resultados apontaram para a estrutura de conteúdo com forte contextualização com temas da atualidade na maioria dos livros. As ilustrações presentes expressam um valor didático focando em estruturas e processos biológicos, essências para o entendimento do conteúdo e na colaborando para o processo de aprendizagem do estudante. É notória a importância dos livros no contexto escolar, devendo ter atenção na escolha e na forma como apresentá-lo em sala, sendo necessário desenvolver mais pesquisas, visando estabelecer a relação do livro didático com os documentos oficiais de ensino, no tocante a promoção de competências e habilidades dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCnidariapt_BR
dc.titleAnálise do conteúdo do filo Cnidaria em livros de biologia do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxThe study aimed to analyze the content of the Cnidarian Philo in high school biology textbooks applying the first stage of the Educational Reconstruction Model (MRE). The Phylum Cnidaria is diversified, totaling 13,400 species described today, represented by anemones, jellyfish, hydras, corals and even lesser-known forms, such as gorgonians, among others. They are animals that have cnidocytes, structures exclusive to this phylum, for capturing food and locomotion, with a dimorphic life cycle (polypoid and adult medusaid). The research has a qualitative approach of the descriptive type, whose results pointed to the content structure whose discussion about these organisms presents a strong contextualization with current themes in most books. The present illustrations express a didactic value focusing on biological structures and processes, essential for understanding the content and contributing to the student's learning process. The importance of books in the school context is notorious, and attention should be paid to the choice and the way to present them in the classroom, and it is necessary to develop more research, aiming to establish the relationship of the textbook with the official teaching documents, regarding the promotion of skills and abilities of students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Josivaldo Rodrigues da.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons