Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50968
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SILVA, Josivaldo Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T12:26:32Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T12:26:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-12 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50968 | - |
dc.description.abstract | O estudo teve como objetivo analisar o conteúdo do Filo Cnidaria em livros didáticos de biologia do ensino médio através da primeira etapa do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). O Filo Cnidaria é diversificado totalizando 13.400 espécies descritas atualmente, representado pelas anêmonas, medusas, hidras, corais e até formas menos conhecidas, como as gorgônias, entre outras. São animais que possuem cnidócitos estruturas exclusivas desse Filo, na captura de alimento e na locomoção, com ciclo de vida dimórficos (polipoide e medusoide adulta). A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritiva, cujos resultados apontaram para a estrutura de conteúdo com forte contextualização com temas da atualidade na maioria dos livros. As ilustrações presentes expressam um valor didático focando em estruturas e processos biológicos, essências para o entendimento do conteúdo e na colaborando para o processo de aprendizagem do estudante. É notória a importância dos livros no contexto escolar, devendo ter atenção na escolha e na forma como apresentá-lo em sala, sendo necessário desenvolver mais pesquisas, visando estabelecer a relação do livro didático com os documentos oficiais de ensino, no tocante a promoção de competências e habilidades dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cnidaria | pt_BR |
dc.title | Análise do conteúdo do filo Cnidaria em livros de biologia do ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study aimed to analyze the content of the Cnidarian Philo in high school biology textbooks applying the first stage of the Educational Reconstruction Model (MRE). The Phylum Cnidaria is diversified, totaling 13,400 species described today, represented by anemones, jellyfish, hydras, corals and even lesser-known forms, such as gorgonians, among others. They are animals that have cnidocytes, structures exclusive to this phylum, for capturing food and locomotion, with a dimorphic life cycle (polypoid and adult medusaid). The research has a qualitative approach of the descriptive type, whose results pointed to the content structure whose discussion about these organisms presents a strong contextualization with current themes in most books. The present illustrations express a didactic value focusing on biological structures and processes, essential for understanding the content and contributing to the student's learning process. The importance of books in the school context is notorious, and attention should be paid to the choice and the way to present them in the classroom, and it is necessary to develop more research, aiming to establish the relationship of the textbook with the official teaching documents, regarding the promotion of skills and abilities of students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Josivaldo Rodrigues da.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons