Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50966

Comparte esta pagina

Título : Proposta de sequência didática para a educação básica acerca da identificação e resolução de problemáticas ambientais
Autor : CRUZ, José Victor de Freitas
Palabras clave : Biologia - estudo e ensino; Educação ambiental; Ensino de ciências; Sequência didática
Fecha de publicación : 23-ago-2021
Citación : .
Resumen : O presente trabalho caracterizou-se pela construção de uma sequência didática destinada à educação básica, para a identificação e resolução de problemáticas ambientais e na sua análise e avaliação por professores da educação básica. Considerando então o crescimento elevado dos problemas ambientais e dos seus impactos e oferecendo a capacidade ser destinada em todos os níveis de ensino da educação básica, a construção de uma sequência didática a partir das perspectivas de Zabala e de orientações de documentos oficiais de ensino, objetivou-se por construir e oferecer aos professores uma ferramenta pedagógica capaz de auxilialos no processo de ensino-aprendizagem, no que diz respeito a sensibilização e conscientização dos estudantes em relação aos cuidados para com o meio ambiente. Através da metodologia da pedagogia de projetos se buscou estimular a participação ativa dos alunos como protagonistas na construção do conhecimento e o professor como mediador desta intervenção. Para a análise da sequência didática, um grupo de professores da educação básica das disciplinas de ciências e/ou biologia avaliou a sequência e respondeu a um questionário via Google Forms, no qual foi possível avaliarem qualitativamente a capacidade da sequência em trabalhar o conteúdo e despertar nos estudantes o senso crítico e investigativo. Todas as atividades que foram elencadas na proposta, como a busca ativa por problemas ambientais, a análise dos impactos gerados e a elaboração possíveis ideias de resolução, detinham o objetivo de provocar nos estudantes a capacidade de intervir na realidade em que vivem como cidadãos reflexivos e atuantes. E dessa forma, a validação da sequência com base nas considerações dos professores permitiu concluir que ela em sua originalidade, clareza e contextualização é um forte contributo para a prática docente, capaz de provocar a investigação e reflexão sobre a temática dos problemas ambientais, tema de grande relevância social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50966
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cruz, José Victor de Freitas.pdf1,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons