Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50966

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Simone Rabelo da-
dc.contributor.authorCRUZ, José Victor de Freitas-
dc.date.accessioned2023-06-12T11:47:57Z-
dc.date.available2023-06-12T11:47:57Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.date.submitted2023-06-12-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50966-
dc.description.abstractO presente trabalho caracterizou-se pela construção de uma sequência didática destinada à educação básica, para a identificação e resolução de problemáticas ambientais e na sua análise e avaliação por professores da educação básica. Considerando então o crescimento elevado dos problemas ambientais e dos seus impactos e oferecendo a capacidade ser destinada em todos os níveis de ensino da educação básica, a construção de uma sequência didática a partir das perspectivas de Zabala e de orientações de documentos oficiais de ensino, objetivou-se por construir e oferecer aos professores uma ferramenta pedagógica capaz de auxilialos no processo de ensino-aprendizagem, no que diz respeito a sensibilização e conscientização dos estudantes em relação aos cuidados para com o meio ambiente. Através da metodologia da pedagogia de projetos se buscou estimular a participação ativa dos alunos como protagonistas na construção do conhecimento e o professor como mediador desta intervenção. Para a análise da sequência didática, um grupo de professores da educação básica das disciplinas de ciências e/ou biologia avaliou a sequência e respondeu a um questionário via Google Forms, no qual foi possível avaliarem qualitativamente a capacidade da sequência em trabalhar o conteúdo e despertar nos estudantes o senso crítico e investigativo. Todas as atividades que foram elencadas na proposta, como a busca ativa por problemas ambientais, a análise dos impactos gerados e a elaboração possíveis ideias de resolução, detinham o objetivo de provocar nos estudantes a capacidade de intervir na realidade em que vivem como cidadãos reflexivos e atuantes. E dessa forma, a validação da sequência com base nas considerações dos professores permitiu concluir que ela em sua originalidade, clareza e contextualização é um forte contributo para a prática docente, capaz de provocar a investigação e reflexão sobre a temática dos problemas ambientais, tema de grande relevância social.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleProposta de sequência didática para a educação básica acerca da identificação e resolução de problemáticas ambientaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1295351107962092pt_BR
dc.description.abstractxThe present work was characterized by the construction of a basic didactic sequence for education for the identification and resolution of environmental problems and its validation by basic education teachers. Considering then the high growth of environmental problems and their impacts and offering the capacity to be allocated at all levels of education in basic education, the construction of a didactic sequence based on Zabala's ideas and by the National Curriculum Parameters and the National Base Common Curriculum aimed to offer teachers a pedagogical tool capable of helping them in the teaching-learning process about sensitization and awareness of students to care for the environment. Through the methodology of project pedagogy, it was sought to ensure the active participation of students as protagonists in the construction of knowledge, and the teacher was encouraged to be the mediator of this intervention. For the validation of the proposal to a group of basic education teachers from science and/or biology disciplines, the resolution of a questionnaire via Google Forms in which it was possible to qualitatively assess the capacity of the sequence to work the content and awaken critical thinking in students and investigative. All the activities that were listed in the didactic sequence, such as the active search for environmental problems, the analysis of the generated impacts, and the elaboration of possible ideas for their resolution, had the objective of provoking in the students the ability to intervene in the reality in which they live as reflective and active citizens. Thus, the validation of the sequence based on the teachers' considerations allowed us to conclude that, in its originality, clarity, and contextualization, it is a strong contribution to teaching practice, capable of provoking investigation and reflection on the theme of environmental problems, the theme of great social relevance.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cruz, José Victor de Freitas.pdf1,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons