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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50950
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Title: | Práticas inclusivas de educação de surdos na educação básica: uma revisão sistemática sobre o ensino de biologia |
Authors: | SANTANA, Jefferson Ferreira de |
Keywords: | Educação inclusiva; Educação de pessoas com deficiência auditiva; Ensino de ciências |
Issue Date: | 25-Aug-2021 |
Citation: | . |
Abstract: | A inclusão é um processo pelo qual a pessoa com deficiência possa frequentar lugares comuns e receber a assistência necessária para que possam desenvolver suas habilidades máximas. Contudo, há muitas dificuldades de realizar este processo no âmbito da educação, visto que as escolas e professores não adotam ou têm dificuldades de implementar estratégias inclusivas e inovadoras, para que estudantes com deficiências possam aprender de forma significativa, bem como os demais discentes da instituição. Dessa forma, esse trabalho visou identificar estudos sobre educação inclusiva de surdos, no tocante a identificação de estratégias inclusivas e sobre as barreiras que envolve a disciplina de biologia. Para isso, foi feita uma busca no repositório ATTENAS utilizando as palavras ―Ciências Biológicas‖ e ―surdos‖ em conjunto, e a partir da leitura dos títulos, resumos e texto completo, foram selecionados seis trabalhos, que em linha gerais focaram em recursos, a formação inicial e a prática docente e os intérpretes de LIBRAS. Um deles descreve a criação e aplicação de um jogo, outros três fazem análises em escolas públicas de Pernambuco a nível de ensino médio para identificar as principais dificuldades de inclusão de surdos, por meio de questionários aplicados a professores e Intérpretes e Tradutores de Libras (TILs). Outros dois trabalhos não falaram especificamente sobre a inclusão, mas detalharam recursos didáticos que poderiam ser utilizados facilmente por surdos, que foi uma cartilha e um livro pop-up, sobre tecido epitelial e tecido muscular respectivamente. A partir das buscas viu-se que os jogos didáticos são ótimos recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de biologia, desde que haja adaptações inclusivas nos jogos; que a comunicação entre professores com os TILs e estudantes são extremamente importantes para acompanhar o desenvolvimento do estudante surdo, e que muitas vezes ela é deficiente; que é há uma urgência na adequação a formação de professores e capacitação em práticas inclusivas. Sendo assim, percebemos que foram poucos os estudos relacionados a inclusão de surdos no ensino de biologia. Para que haja a criação de novas estratégias de ensino, pois, em muitas das escolas e professores, na maioria das vezes, não praticam a inclusão como deveriam. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50950 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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