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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50950

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorSANTANA, Jefferson Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-06-07T13:06:24Z-
dc.date.available2023-06-07T13:06:24Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.date.submitted2023-06-07-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50950-
dc.description.abstractA inclusão é um processo pelo qual a pessoa com deficiência possa frequentar lugares comuns e receber a assistência necessária para que possam desenvolver suas habilidades máximas. Contudo, há muitas dificuldades de realizar este processo no âmbito da educação, visto que as escolas e professores não adotam ou têm dificuldades de implementar estratégias inclusivas e inovadoras, para que estudantes com deficiências possam aprender de forma significativa, bem como os demais discentes da instituição. Dessa forma, esse trabalho visou identificar estudos sobre educação inclusiva de surdos, no tocante a identificação de estratégias inclusivas e sobre as barreiras que envolve a disciplina de biologia. Para isso, foi feita uma busca no repositório ATTENAS utilizando as palavras ―Ciências Biológicas‖ e ―surdos‖ em conjunto, e a partir da leitura dos títulos, resumos e texto completo, foram selecionados seis trabalhos, que em linha gerais focaram em recursos, a formação inicial e a prática docente e os intérpretes de LIBRAS. Um deles descreve a criação e aplicação de um jogo, outros três fazem análises em escolas públicas de Pernambuco a nível de ensino médio para identificar as principais dificuldades de inclusão de surdos, por meio de questionários aplicados a professores e Intérpretes e Tradutores de Libras (TILs). Outros dois trabalhos não falaram especificamente sobre a inclusão, mas detalharam recursos didáticos que poderiam ser utilizados facilmente por surdos, que foi uma cartilha e um livro pop-up, sobre tecido epitelial e tecido muscular respectivamente. A partir das buscas viu-se que os jogos didáticos são ótimos recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de biologia, desde que haja adaptações inclusivas nos jogos; que a comunicação entre professores com os TILs e estudantes são extremamente importantes para acompanhar o desenvolvimento do estudante surdo, e que muitas vezes ela é deficiente; que é há uma urgência na adequação a formação de professores e capacitação em práticas inclusivas. Sendo assim, percebemos que foram poucos os estudos relacionados a inclusão de surdos no ensino de biologia. Para que haja a criação de novas estratégias de ensino, pois, em muitas das escolas e professores, na maioria das vezes, não praticam a inclusão como deveriam.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação de pessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titlePráticas inclusivas de educação de surdos na educação básica: uma revisão sistemática sobre o ensino de biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxInclusion is a process by which the person with disabilities can attend common places and receive the necessary assistance so that they can develop their maximum skills. However, there are many difficulties in carrying out this process in the field of education, as schools and teachers do not adopt or have difficulties in implementing inclusive and innovative strategies so that students with disabilities can learn significantly, as well as the other students of the institution. Thus, this work aimed to identify studies on inclusive education of deaf people, regarding the identification of inclusive strategies and barriers that involve the discipline of biology. For this, a search was made in the ATTENAS repository using the words "Biological Sciences" and "deaf" together, and from reading the titles, abstracts and full text, six papers were selected, which in general focus on resources, initial training and teaching practice and LIBRAS interpreters. One of them describes the creation and application of a game, three others make analyses in public schools of Pernambuco at high school level to identify the main difficulties of inclusion of deaf people, by means of questionnaires applied to teachers and interpreters and translators of Libras (Tils). Two other papers did not specifically talk about inclusion, but detailed didactic resources that could easily be used by deaf people, which was a primer and a pop-up book on epithelial tissue and muscle tissue respectively. From the searches it was seen that the didactic games are great pedagogical resources for teaching and learning biology, as long as there are inclusive adaptations in the games; that communication between teachers with Tils and students is extremely important to monitor the development of the deaf student, and that she is often deficient; that is there is an urgency in adapting teacher training and training in inclusive practices. Therefore, we realized that there were few studies related to the inclusion of deaf people in the teaching of biology. So that there is the creation of new teaching strategies, because in many schools and teachers, most of the time, do not practice inclusion as they shouldpt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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