Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50947
Compartilhe esta página
Título: | “Cara a cara com os tecidos”: Uma adaptação lúdica para o ensino da histologia animal na Biologia |
Autor(es): | ESPINDOLA, Diwlay Ramone Pereira |
Palavras-chave: | Biologia - estudo e ensino; Jogo didático; Histologia animal; Ensino de ciências |
Data do documento: | 25-Ago-2021 |
Citação: | . |
Abstract: | Diante da dificuldade de realização de aulas práticas nas escolas para observar os tecidos (seja por falta de professores capacitados para executar as aulas ou por uma infraestrutura inadequada), o recurso lúdico se torna uma ferramenta adicional que pode facilitar e resultar em um melhor entendimento sobre os conteúdos. A adaptação do jogo “Cara a Cara” para o jogo “Cara a Cara com os Tecidos” foi elaborada com o objetivo principal de construir um material pedagógico de apoio para os conteúdos de Histologia animal, tornando a abordagem da mesma mais atrativa e dinâmica, permitindo que alunos participantes possam se aproximar e interagir com a temática explorada nas aulas expositivas e auxilie no processo de ensino-aprendizado dos adolescentes do 1º ano do Ensino Médio, facilitando a compreensão da histologia animal dentro da disciplina de Biologia de forma dinâmica e significativa. Para construir e editar o jogo, utilizou-se o aplicativo de edições de imagem Adobe Photoshop CC para edição das cartas, as fotomicrografias utilizadas para confecção das cartas foram obtidas a partir das lâminas do acervo didático do LACIMM/CAV/UFPE e de fotomicrografias obtidas na internet (imagens de uso livre), também foram analisados livros didáticos do PNLD 2018 de Biologia, para verificação dos conteúdos da Histologia. O jogo segue com algumas modificações do modelo clássico “Cara a Cara” desenvolvido pela Estrela, com sua forma estrutural diferenciada e com regras adaptadas as necessidades de ensino com a temática de Histologia animal, permitindo preencher lacunas deixadas nas aulas teóricas. O jogo não se aplica ao primeiro contato com o conteúdo, pois exige uma base de conhecimento de antemão, portanto, se faz necessário que os alunos já tenham previamente compreendidos pelos alunos. A elaboração do jogo nos proporcionou a oportunidade de realizar a confecção de algo novo para o ensino da Histologia, partindo de uma metodologia que estimula os alunos a estudar e a aprender de forma mais dinâmica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50947 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Espindola, Diwlay Ramone Pereira.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons