Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50947

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Katharine Raquel Pereira dos-
dc.contributor.authorESPINDOLA, Diwlay Ramone Pereira-
dc.date.accessioned2023-06-07T13:05:47Z-
dc.date.available2023-06-07T13:05:47Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.date.submitted2023-06-07-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50947-
dc.description.abstractDiante da dificuldade de realização de aulas práticas nas escolas para observar os tecidos (seja por falta de professores capacitados para executar as aulas ou por uma infraestrutura inadequada), o recurso lúdico se torna uma ferramenta adicional que pode facilitar e resultar em um melhor entendimento sobre os conteúdos. A adaptação do jogo “Cara a Cara” para o jogo “Cara a Cara com os Tecidos” foi elaborada com o objetivo principal de construir um material pedagógico de apoio para os conteúdos de Histologia animal, tornando a abordagem da mesma mais atrativa e dinâmica, permitindo que alunos participantes possam se aproximar e interagir com a temática explorada nas aulas expositivas e auxilie no processo de ensino-aprendizado dos adolescentes do 1º ano do Ensino Médio, facilitando a compreensão da histologia animal dentro da disciplina de Biologia de forma dinâmica e significativa. Para construir e editar o jogo, utilizou-se o aplicativo de edições de imagem Adobe Photoshop CC para edição das cartas, as fotomicrografias utilizadas para confecção das cartas foram obtidas a partir das lâminas do acervo didático do LACIMM/CAV/UFPE e de fotomicrografias obtidas na internet (imagens de uso livre), também foram analisados livros didáticos do PNLD 2018 de Biologia, para verificação dos conteúdos da Histologia. O jogo segue com algumas modificações do modelo clássico “Cara a Cara” desenvolvido pela Estrela, com sua forma estrutural diferenciada e com regras adaptadas as necessidades de ensino com a temática de Histologia animal, permitindo preencher lacunas deixadas nas aulas teóricas. O jogo não se aplica ao primeiro contato com o conteúdo, pois exige uma base de conhecimento de antemão, portanto, se faz necessário que os alunos já tenham previamente compreendidos pelos alunos. A elaboração do jogo nos proporcionou a oportunidade de realizar a confecção de algo novo para o ensino da Histologia, partindo de uma metodologia que estimula os alunos a estudar e a aprender de forma mais dinâmica.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectHistologia animalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.title“Cara a cara com os tecidos”: Uma adaptação lúdica para o ensino da histologia animal na Biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0548395598085337pt_BR
dc.description.abstractxGiven the difficulty of conducting practical classes in schools to observe tissues (either for lack of trained teachers to perform the classes or for inadequate infrastructure), the playful resource becomes an additional tool that can facilitate and result in a better understanding of the content. The adaptation of the game "Face to Face" to the game "Face to Face with Tissues" was elaborated with the main objective of building a pedagogical material to support the contents of Animal Histology, making its approach more attractive and dynamic, allowing participating students to approach and interact with the theme explored in lectures, and helping in the teaching-learning process of adolescents in the 1st year of High School, facilitating the understanding of animal histology within the discipline of Biology in a dynamic and meaningful way. To build and edit the game, we used the image editing application Adobe Photoshop CC to edit the cards, the photomicrographs used to make the cards were obtained from the slides of the didactic collection of LACIMM/CAV/UFPE and photomicrographs obtained from the internet (free use images), we also analyzed textbooks of PNLD 2018 of Biology, to verify the contents of Histology. The game follows with some modifications of the classic "Face to Face" model developed by Estrela, with its differentiated structural form and with rules adapted to the needs of teaching with the theme of animal Histology, allowing to fill gaps left in the theoretical classes. The game is not applicable to the first contact with the content, because it demands a knowledge base beforehand, therefore, it is necessary that the students have already previously understood it. The creation of the game gave us the opportunity to create something new for the teaching of Histology, using a methodology that stimulates students to study and learn in a more dynamic way.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Espindola, Diwlay Ramone Pereira.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons