Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50928
Compartilhe esta página
Título: | Considerações de professores sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência em uma escola dos anos finais do ensino fundamental de Riacho das Almas/PE. |
Autor(es): | SILVA, Thays Ivana |
Palavras-chave: | Formação de Professores; Ensino de Matemática; Educação Inclusiva; Educação Matemática |
Data do documento: | 28-Abr-2023 |
Citação: | SILVA, Thays Ivana. Considerações de professores sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência em uma escola dos anos finais do ensino fundamental de Riacho das Almas/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Essa pesquisa teve por objetivo analisar as considerações de professores que ensinam Matemática nos anos finais do ensino Fundamental quanto a sua formação inicial e continuada frente ao ensino para alunos com deficiência. Nela abordamos as diretrizes curriculares para a formação de professores da Educação Básica, formação de professores de Matemática e o Ensino de Matemática na perspectiva inclusiva. Nosso estudo consistiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Sendo assim, participaram por meio de formulário on-line seis professores que ensinam Matemática nos anos finais do ensino Fundamental de uma escola da rede Municipal da cidade de Riacho das Almas-PE. A partir da análise identificamos que apesar das orientações quanto a importância da inclusão escolar nos cursos de formação inicial de professores, pouco ainda é abordado nos cursos de licenciatura em Matemática, que a formação continuada torna-se uma necessidade para suprir as demandas específicas dos alunos em sala de aula, a importância de práticas e abordagens significativas para o desenvolvimento do trabalho com a inclusão. A pesquisa é uma sugestão para importantes debates em torno da inclusão escolar, outras pesquisas podem ser feitas no sentido de ampliar o tema por nós abordado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50928 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thays Ivana Silva.pdf | 407,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons