Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50928
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thays Ivana | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T18:19:40Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T18:19:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thays Ivana. Considerações de professores sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência em uma escola dos anos finais do ensino fundamental de Riacho das Almas/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50928 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve por objetivo analisar as considerações de professores que ensinam Matemática nos anos finais do ensino Fundamental quanto a sua formação inicial e continuada frente ao ensino para alunos com deficiência. Nela abordamos as diretrizes curriculares para a formação de professores da Educação Básica, formação de professores de Matemática e o Ensino de Matemática na perspectiva inclusiva. Nosso estudo consistiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Sendo assim, participaram por meio de formulário on-line seis professores que ensinam Matemática nos anos finais do ensino Fundamental de uma escola da rede Municipal da cidade de Riacho das Almas-PE. A partir da análise identificamos que apesar das orientações quanto a importância da inclusão escolar nos cursos de formação inicial de professores, pouco ainda é abordado nos cursos de licenciatura em Matemática, que a formação continuada torna-se uma necessidade para suprir as demandas específicas dos alunos em sala de aula, a importância de práticas e abordagens significativas para o desenvolvimento do trabalho com a inclusão. A pesquisa é uma sugestão para importantes debates em torno da inclusão escolar, outras pesquisas podem ser feitas no sentido de ampliar o tema por nós abordado. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.title | Considerações de professores sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência em uma escola dos anos finais do ensino fundamental de Riacho das Almas/PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze the considerations of teachers who teach Mathematics in the final years of elementary school regarding their initial and continued training in relation to teaching students with disabilities. In it, we address the curricular guidelines for the training of Basic Education teachers, the training of Mathematics teachers and the Teaching of Mathematics from an inclusive perspective. Our study consisted of a case study with a qualitative approach. Therefore, six teachers who teach Mathematics in the final years of elementary school in a municipal school in the city of Riacho das Almas-PE participated through an online form. From the analysis, we identified that despite the guidelines regarding the importance of school inclusion in initial teacher training courses, little is still addressed in Mathematics degree courses, that continuing education becomes a necessity to meet the specific demands of students. in the classroom, the importance of meaningful practices and approaches for the development of work with inclusion. The research is a suggestion for important debates around school inclusion, other researches can be done in order to broaden the theme addressed by us. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thays Ivana Silva.pdf | 407,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons