Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50909
Comparte esta pagina
Título : | Gamificação no ensino e aprendizagem em matemática: uma proposta para a abordagem de combinatória com licenciandos em matemática. |
Autor : | BRITO, Lucas Emanuell Borba de |
Palabras clave : | Gamificação; Combinatória; Ensino e aprendizagem; Metodologias ativas |
Fecha de publicación : | 8-may-2023 |
Citación : | BRITO, Lucas Emanuell Borba. Gamificação no ensino e aprendizagem em matemática: uma proposta para a abordagem de combinatória com licenciandos em matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco. |
Resumen : | O seguinte trabalho visa analisar aspectos positivos e negativos de uma proposta de gamificação para ensino de combinatória elencados por licenciandos em matemática. Dessa maneira, discutimos sobre experiências prévias dos licenciandos sobre Combinatória e Gamificação, identificamos os conhecimentos de combinatória de licenciandos apresentados na resolução de uma proposta de formulário gamificado e investigamos os aspectos positivos e negativos evidenciados pelos participantes da pesquisa. A pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa tendo em vista a adoção do formulário gerado no Google Forms. Por meio do que foi apresentado, tal pesquisa foi pensada através de uma aproximação do pesquisador, levando em consideração que desde os primeiros períodos da licenciatura pôde ter um contato mais lúdico em que a educação se fez aparecer, contribuindo para que o ensino de matemática pudesse chegar a todos de forma direta, simples e eficaz, confirmando assim, a potência que está por trás de tal processo. O formulário foi respondido por 10 licenciandos em matemática. Para fundamentar a discussão foi realizada pesquisa bibliográfica e as técnicas de análises de dados e questionário. E os resultados apontaram que a gamificação é possibilitadora de agir como ferramenta para o ensino de combinatória, tendo em vista que a partir do formulário apresentado os participantes indicaram que as dinâmicas de gamificação contribuíram para as trocas na experiência. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50909 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LUCAS EMANUELL BORBA DE BRITO-1-4-2-1.pdf | 853,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons