Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50909
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | BRITO, Lucas Emanuell Borba de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T14:49:39Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T14:49:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-01 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Lucas Emanuell Borba. Gamificação no ensino e aprendizagem em matemática: uma proposta para a abordagem de combinatória com licenciandos em matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50909 | - |
dc.description.abstract | O seguinte trabalho visa analisar aspectos positivos e negativos de uma proposta de gamificação para ensino de combinatória elencados por licenciandos em matemática. Dessa maneira, discutimos sobre experiências prévias dos licenciandos sobre Combinatória e Gamificação, identificamos os conhecimentos de combinatória de licenciandos apresentados na resolução de uma proposta de formulário gamificado e investigamos os aspectos positivos e negativos evidenciados pelos participantes da pesquisa. A pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa tendo em vista a adoção do formulário gerado no Google Forms. Por meio do que foi apresentado, tal pesquisa foi pensada através de uma aproximação do pesquisador, levando em consideração que desde os primeiros períodos da licenciatura pôde ter um contato mais lúdico em que a educação se fez aparecer, contribuindo para que o ensino de matemática pudesse chegar a todos de forma direta, simples e eficaz, confirmando assim, a potência que está por trás de tal processo. O formulário foi respondido por 10 licenciandos em matemática. Para fundamentar a discussão foi realizada pesquisa bibliográfica e as técnicas de análises de dados e questionário. E os resultados apontaram que a gamificação é possibilitadora de agir como ferramenta para o ensino de combinatória, tendo em vista que a partir do formulário apresentado os participantes indicaram que as dinâmicas de gamificação contribuíram para as trocas na experiência. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Combinatória | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | Gamificação no ensino e aprendizagem em matemática: uma proposta para a abordagem de combinatória com licenciandos em matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5342691459590136 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The following work aims to analyze positive and negative aspects of a gamification proposal for teaching combinatorics listed by undergraduate students in Mathematics. In this way, we discuss about the previous experiences of the licentiate students on Combinatorics and Gamification, we identify the combinatorics knowledge of licentiate students presented in the resolution of a gamified form proposal and we investigate the positive and negative aspects evidenced by the research participants. The research presents a quali-quantitative approach in view of the adoption of the form generated in Google Forms. Through what was presented, such research was thought through an approximation of the researcher, taking into account that since the first periods of the degree, he could have a more playful contact in which education made itself appear, contributing so that the teaching of mathematics could reach everyone in a direct, simple and effective way, thus confirming the power behind this process. The form was answered by 10 undergraduates in Mathematics. To substantiate the discussion, bibliographical research and data analysis techniques and questionnaire were carried out. And the results showed that gamification makes it possible to act as a tool for teaching combinatorics, considering that from the form presented, the participants indicated that the dynamics of gamification contributed to the exchanges in the experience. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0001-4973-8634 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LUCAS EMANUELL BORBA DE BRITO-1-4-2-1.pdf | 853,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons