Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50899
Compartilhe esta página
Título: | Considerações de futuros professores de matemática sobre o ensino na perspectiva inclusiva. |
Autor(es): | SANTOS, maria Maisa Silva dos |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva; Formação inicial; Saberes docentes; Educação Matemática Inclusiva |
Data do documento: | 3-Mai-2023 |
Citação: | SANTOS, Maria Maisa Silva dos: Considerações de futuros professores de matemática sobre o ensino na perspectiva inclusiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A temática Educação Inclusiva vem ganhando espaço nos cursos de formação de professores, mas deve-se enfatizar que é pouco estudada durante sua formação inicial, o que gera certo desconforto por parte dos (futuros) professores ao adentrar em sala de aula e deparar-se com alunos com Necessidades Educacionais Específicas. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar as considerações de futuros professores do curso de Matemática, licenciatura da UFPE-CAA, quanto às implicações da formação no ensino da Matemática na perspectiva Inclusiva. Para tal, o estudo teve como base pesquisas já realizadas anteriormente na UFPE sobre a formação para os profissionais da referida área, tendo em vista que os saberes docentes são necessários para o ensino na perspectiva inclusiva e em alguns estudiosos. No que diz respeito à fundamentação teórica, ela está organizada em três capítulos: Educação Inclusiva: um passeio pela década de 1990; Diretrizes Curriculares para os Cursos de Formação de Professores e O professor na perspectiva inclusiva. Na Metodologia para a coleta de dados foi elaborada através de um formulário online no google forms, o qual foi designado a 10 estudantes dos períodos finais do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco-CAA. Assim, a proposta deste trabalho é responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais considerações de futuros professores do curso de Matemática licenciatura da UFPE-CAA quanto as implicações da formação no ensino da Matemática na perspectiva inclusiva? A partir dessa pesquisa, constatou-se que os licenciados compreendem o significado de educação inclusiva, porém sentem-se inseguros ao adentrar em sala de aula e ensinar na perspectiva inclusiva. Dessa forma, considera-se que alterações devem ser feitas nos cursos de formação inicial para que o ensino seja de qualidade e equitativo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50899 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Maisa Silva dos Santos (3).pdf | 919,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons