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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50899

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSANTOS, maria Maisa Silva dos-
dc.date.accessioned2023-06-06T13:48:27Z-
dc.date.available2023-06-06T13:48:27Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.date.submitted2023-06-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Maisa Silva dos: Considerações de futuros professores de matemática sobre o ensino na perspectiva inclusiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50899-
dc.description.abstractA temática Educação Inclusiva vem ganhando espaço nos cursos de formação de professores, mas deve-se enfatizar que é pouco estudada durante sua formação inicial, o que gera certo desconforto por parte dos (futuros) professores ao adentrar em sala de aula e deparar-se com alunos com Necessidades Educacionais Específicas. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar as considerações de futuros professores do curso de Matemática, licenciatura da UFPE-CAA, quanto às implicações da formação no ensino da Matemática na perspectiva Inclusiva. Para tal, o estudo teve como base pesquisas já realizadas anteriormente na UFPE sobre a formação para os profissionais da referida área, tendo em vista que os saberes docentes são necessários para o ensino na perspectiva inclusiva e em alguns estudiosos. No que diz respeito à fundamentação teórica, ela está organizada em três capítulos: Educação Inclusiva: um passeio pela década de 1990; Diretrizes Curriculares para os Cursos de Formação de Professores e O professor na perspectiva inclusiva. Na Metodologia para a coleta de dados foi elaborada através de um formulário online no google forms, o qual foi designado a 10 estudantes dos períodos finais do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco-CAA. Assim, a proposta deste trabalho é responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais considerações de futuros professores do curso de Matemática licenciatura da UFPE-CAA quanto as implicações da formação no ensino da Matemática na perspectiva inclusiva? A partir dessa pesquisa, constatou-se que os licenciados compreendem o significado de educação inclusiva, porém sentem-se inseguros ao adentrar em sala de aula e ensinar na perspectiva inclusiva. Dessa forma, considera-se que alterações devem ser feitas nos cursos de formação inicial para que o ensino seja de qualidade e equitativo.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectEducação Matemática Inclusivapt_BR
dc.titleConsiderações de futuros professores de matemática sobre o ensino na perspectiva inclusiva.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0465984413044529pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThe Inclusive Education theme has been gaining ground in teacher training courses, but it should be emphasized that it is little studied during initial training, which generates some discomfort on the part of(future) teachers when entering the classroom and encountering with students with Specific Educacional Needs. In view of this, the presente work has as its main objective to analyze the considerations of future teachers of the Mathematics course, UFPECAA degree, regarding the implocations of training in the teaching of Mathematics in the Inclusive perspective. To this end, the study was based on research previously carried out at UFPE on training for professionals in that area, considering that teaching knowledge is necessary for teaching from an inclusive perspective and in some scholars. With regard to the theoretical foundation, it is organized into three chapters: Inclusive Education: a walk through the 1990s; Curriculum Guidelines for Teacher Training Courses and The teacher in na inclusive perspective. The Methodology for data collection was elaborated through an online form in Google Forms, which was assigned to 10 students in the final periods of the degree course in Mathematics alt the Federal University of Permabuco-CAA, Thus, the purpose of this work is to respond to the following research problem: What are the considerations of future teachers of the Mathematics degree course at UFPE-CAA regarding the initial implications of teaching in teaching Matematics from na inclusive perspective? From this research, it was found that graduates understand the meaning of inclusive education, but feel insecure when entering the classroom and teaching from an inclusive perspective. In this way, it is considered that changes must be made in the initial training courses so that the teaching is of quality and equitable.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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