Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50874
Share on
Title: | Que farei com este trabalho? Um discurso (Arendtiano) sobre trabalho e sentido |
Authors: | MELO, Newton Claizoni Moreno de |
Keywords: | Trabalho; Trabalho - Filosofia; Condição humana |
Issue Date: | 19-May-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MELO, Newton Claizoni Moreno de. Que farei com este trabalho? Um discurso (Arendtiano) sobre trabalho e sentido. 2023. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este estudo tem como objeto a noção de sentido do trabalho. Não pretende dizer qual é o sentido do trabalho, mas refletir sobre o que pode ser isso. Faço isso a partir da fenomenologia da vita activa de Hannah Arendt, na qual ela demonstra como as três atividades humanas fundamentais – o labor, a obra e a ação – foram historicamente subsumidas a uma noção empobrecida de trabalho-labor, resultando no modo de vida conformado, inautêntico e irrefletido do homem moderno. Como ponto de partida, postulo que esse empobrecimento da noção de trabalho e suas consequências correspondem a uma noção também empobrecida de sentido do trabalho, onde o trabalho está reduzido ao labor – como já demonstrou Arendt – e o sentido está reduzido ao significado. A partir dessa demonstração, reflito sobre como a compreensão e a recuperação das atividades da obra e da ação, juntamente com seus respectivos “espaços de sentido” [spaces of meaning], pode nos ajudar a compreender melhor a crise de sentido do trabalho experimentada desde a modernidade e também ampliar a noção de sentido do trabalho, permitindo que seja experimentado por cada pessoa como um projeto e uma memória próprios. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50874 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Newton Claizoni Moreno de Melo.pdf | 688,11 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License