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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50851
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Título: | Letramento nutricional em saúde e escolaridade em pessoas idosas com Diabetes Mellitus |
Autor(es): | LINS, Emilly Nascimento Pessoa COIMBRA, Milena Ratacasso |
Palavras-chave: | pessoa idosa; letramento em saúde; escolaridade; diabetes mellitus; educação em saúde |
Data do documento: | 25-Jan-2023 |
Citação: | LINS, Emilly Nascimento Pessoa; COIMBRA, Milena Ratacasso. Letramento nutricional em saúde e escolaridade em pessoas idosas com Diabetes Mellitus. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O Letramento Nutricional para pessoas com diabetes é um instrumento que contribui na aquisição e processamento das informações apropriadas relacionadas ao campo da nutrição. Estudos relacionados à temática revelam que o letramento nutricional é um fator que impacta o Diabetes Mellitus, prejudicando a capacidade da pessoa idosa de compreender e aderir ao plano dietético, dificultando assim, o tratamento e a regulação da glicemia, podendo agravar a sua condição clínica. O estudo tem por objetivo investigar a relação entre o letramento nutricional em saúde e a escolaridade em pessoas idosas com diabetes. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado no ambulatório de um hospital público da cidade do Recife, Pernambuco. Foram avaliadas as variáveis sociodemográficas, clínicas, antropométricas e bioquímicas, e o letramento nutricional em saúde por meio do instrumento Letramento Nutricional entre pessoas com Diabetes. A maioria das pessoas idosas, era do sexo feminino, com idade prevalente de 60-69 anos, baixa escolaridade, com mais de 10 anos de diagnóstico de diabetes. O letramento nutricional inadequado foi predominante na população e esteve relacionado com a escolaridade. Dentre as palavras do instrumento, ‘Alimento light” (76,9%), “Probiótico” (62,6%), “Carboidrato” (62,6%), “Alimento diet” (62,6%), “Antioxidante” (58,2%) e “biscoito recheado diet” (58,2%) foram as que apresentaram maior significância de erro/não sabe entres aqueles que possuíam ≤ 8 anos de escolaridade. Com isso, espera-se que os profissionais possam identificar os fatores sociodemograficos e educacionais dos idosos com diabetes mellitus tipo 2 e implementem estratégias assistenciais mais efetivas que melhorem a capacidade de compreender os aspectos nutricionais, consequentemente uma melhor capacidade de autogerenciamento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50851 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
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