Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50828
Share on
Title: | Ensino de termodinâmica para alunos do fundamental: anos finais |
Authors: | SANTOS, Luis Guilherme da Silva |
Keywords: | Termodinâmica; Máquinas térmicas; Motor de Stirling; Ensino de física |
Issue Date: | 15-May-2023 |
Citation: | SANTOS, Luis Guilherme da Silva. Ensino de termodinâmica para alunos do fundamental: anos finais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O projeto de pesquisa teve como objetivo principal analisar como o ensino de conceitos básicos de termodinâmica se mostra efetivo para alunos da rede fundamental levando em consideração a dificuldade que há nos anos finais, pois é o momento em que eles encontram questões mais complexas, que exigem organização lógica das diferentes áreas do conhecimento. Para a metodologia, ocorreram ao total 5 encontros (3 com a turma do 9º ano e 2 com a turma do 2ºano) e foram ministrados os mesmos conteúdos. Ao início de cada encontro, era distribuída uma ficha para comparar o a evolução dos saberes e a forma que os estudantes explicavam fenômenos e entendiam situações-problemas propostas. Além disso, em cada encontro, ocorria a realização de uma prática experimental sobre o tema com o intuito de trazer para o cotidiano uma forma de entender e visualizar aquilo que estava sendo estudado. Sobre os resultados, apesar de o espaço amostral ter sido pequeno, pode-se concluir que os alunos tiveram um resultado satisfatório durante os encontros e nas respostas dos questionários passados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50828 |
Appears in Collections: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Luis Guilherme da Silva Santos.pdf | 700,17 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License