Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50807

Compartilhe esta página

Título: Os efeitos dos exergames e a realidade virtual nas habilidades sociomotoras de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Autor(es): SILVA, Gabriel Fernando Barbosa da
Palavras-chave: exergames; realidade virtual; habilidade motora; habilidade social; transtorno do espectro autista
Data do documento: 4-Mai-2023
Citação: SILVA, Gabriel Fernando Barbosa da. Os efeitos dos exergames e a realidade virtual nas habilidades sociomotoras de crianças com Transtorno do Espectro Autista.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta revisão sistemática teve como objetivo verificar os efeitos do uso dos jogos ativos e a realidade virtual nas habilidades motoras e habilidades sociais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Para tal objetivo, este estudo aplicou o protocolo PICO nos artigos coletados na base de dados National Library of Medicine (PubMed). As linguagens utilizadas para pesquisa foi a inglesa, portuguesa e espanhola. Os descritores foram baseados na estratégia PICO, para P – Population (Crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista), I – Intervention (Os estudos precisavam utilizar os exergames ou realidade virtual), C – Control group (Treinamento sem RV e/ou EXERGAMES) e O – Outcome (Melhora nas habilidades sociomotoras). Foram encontrados 10 artigos nessa revisão, com artigos publicados de 2008 à 2022. Dos estudos coletados, foram evidenciados que os efeitos dos exergames e realidade virtual nas habilidades sociomotoras ainda não é consolidado e absoluto, mostrando que só é viável e eficaz se houver instrução, auxilio e apoio para as crianças com transtorno do espectro autista, de como executar e o que fazer dentro do jogo. Dos 10 artigos coletados para o estudo, 4 foram sobre exergames e 6 foram sobre realidade virtual, 7 mostraram benefícios dos exergames/realidade virtual e 3 mostraram não surtir efeito significativo. Futuros trabalhos, com mais participantes e protocolos bem definidos, são necessários para elucidar de fato com mais clareza o desempenho do exergames e da realidade virtual nas habilidades sociomotoras de crianças com transtorno do espectro autista.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50807
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GABRIEL FERNANDO BARBOSA DA SILVA.pdf328,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons