Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50807
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DAMASCENO, Vinicius de Oliveira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gabriel Fernando Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T12:12:20Z | - |
dc.date.available | 2023-06-02T12:12:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Fernando Barbosa da. Os efeitos dos exergames e a realidade virtual nas habilidades sociomotoras de crianças com Transtorno do Espectro Autista.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50807 | - |
dc.description.abstract | Esta revisão sistemática teve como objetivo verificar os efeitos do uso dos jogos ativos e a realidade virtual nas habilidades motoras e habilidades sociais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Para tal objetivo, este estudo aplicou o protocolo PICO nos artigos coletados na base de dados National Library of Medicine (PubMed). As linguagens utilizadas para pesquisa foi a inglesa, portuguesa e espanhola. Os descritores foram baseados na estratégia PICO, para P – Population (Crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista), I – Intervention (Os estudos precisavam utilizar os exergames ou realidade virtual), C – Control group (Treinamento sem RV e/ou EXERGAMES) e O – Outcome (Melhora nas habilidades sociomotoras). Foram encontrados 10 artigos nessa revisão, com artigos publicados de 2008 à 2022. Dos estudos coletados, foram evidenciados que os efeitos dos exergames e realidade virtual nas habilidades sociomotoras ainda não é consolidado e absoluto, mostrando que só é viável e eficaz se houver instrução, auxilio e apoio para as crianças com transtorno do espectro autista, de como executar e o que fazer dentro do jogo. Dos 10 artigos coletados para o estudo, 4 foram sobre exergames e 6 foram sobre realidade virtual, 7 mostraram benefícios dos exergames/realidade virtual e 3 mostraram não surtir efeito significativo. Futuros trabalhos, com mais participantes e protocolos bem definidos, são necessários para elucidar de fato com mais clareza o desempenho do exergames e da realidade virtual nas habilidades sociomotoras de crianças com transtorno do espectro autista. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | exergames | pt_BR |
dc.subject | realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | habilidade motora | pt_BR |
dc.subject | habilidade social | pt_BR |
dc.subject | transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.title | Os efeitos dos exergames e a realidade virtual nas habilidades sociomotoras de crianças com Transtorno do Espectro Autista. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3253053787565027 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This systematic review aimed to verify the effects of using active games and virtual reality on the motor skills and social skills of children with autism spectrum disorder. For this purpose, this study applied the PICO protocol to articles collected in the National Library of Medicine (PubMed) database. The languages used for research were English, Portuguese, and Spanish. The descriptors were based on the PICO strategy, for the P - Population (Children diagnosed with autism spectrum disorder), I - Intervention (Studies needed to use exergames or virtual reality), C - Control group (Training based on VR and/or EXERGAMES versus Training without VR and/or EXERGAMES) and O – Outcome (Improvement in sociomotor skills). 10 articles were found in this review, with articles published from 2008 to 2022. From the collected studies, it was evidenced that the effects of exergames and virtual reality on sociomotor skills are not yet consolidated and absolute, showing that it is only viable and effective if there is instruction, help, and support for children with autism spectrum disorder, how to perform and what to do within the game. Of the 10 articles collected for the study, 4 were about exergames and 6 were about virtual reality, 7 showed benefits from exergames/virtual reality and 3 showed no significant effect. Future work, with more participants and well-defined protocols, is needed to truly elucidate the performance of exergames and virtual reality on the motor skills and social skills of children with an autism spectrum disorder. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GABRIEL FERNANDO BARBOSA DA SILVA.pdf | 328,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons