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Título : Atividade física, educação física escolar e transtorno obsessivo compulsivo (TOC): uma revisão de literatura.
Autor : LEÃO, Matheus Mattos
Palabras clave : transtorno obsessivo compulsivo; atividade física; educação física
Fecha de publicación : 16-nov-2022
Citación : LEÃO, Matheus Mattos. Atividade física, educação física escolar e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2022.
Resumen : O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), é comum, crônico, e possui como característica, as obsessões e compulsões, que causam sofrimento psicológico, e tomam período de tempo considerável na vida destas pessoas. O diagnóstico do TOC, geralmente ocorre aos 19 anos, mas ele também pode acometer o indivíduo na infância e na adolescência, a causa de aparecimento do transtorno, ainda é desconhecida. Na infância e adolescência, os jovens que não são diagnosticados e não procuram tratamento, são prejudicados em sua vida pessoal, pois as interações sociais são afetadas. As disfunções neuropsicológicas, afetam a aprendizagem dos jovens com TOC, os domínios cognitivos como, atenção, memória, e fluência verbal, são afetados. Os tratamentos conhecidos e aplicados, são a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e o tratamento farmacológico, mas estudos abordam os benefícios do exercício em pacientes com TOC, diminuindo os níveis de ansiedade, e melhorando a qualidade de vida. A Educação Física escolar, possui importância em aspectos sociais, que se correlacionam com fatores de aprendizagem, como entusiasmo, satisfação e prazer nas aulas, as aulas da disciplina, por meio dos conteúdos abordados, conseguem melhorar a saúde, além de trazer bem-estar. O presente estudo tem como objetivo sintetizar a produção científica que aborda a relação entre atividades físicas, a Educação Física Escolar e transtorno obsessivo compulsivo em jovens. Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicos Pubmed, Scielo e Portal de Periódicos da CAPES com os seguintes descritores: Obsessive Compulsive Disorder, Physical Activity and Obsessive Compulsive Disorder, Youth Students and Physical Activity, Youth Students and Obsessive Compulsive Disorder, Educação Física, Atividade Física. De acordo com os critérios de elegibilidade foram selecionados 21 artigos, que cumpriram com os critérios de inclusão, onde os temas TOC, atividade física e educação física, estavam em destaque, com quase 60 artigos achados e quase 40 excluídos. Maior parte dos artigos selecionados observaram que o TOC pode trazer prejuízos na aprendizagem de jovens em fase escolar, principalmente quando estes não procuram tratamento especializado. As pesquisas que abordaram a relação entre a prática de atividade física e o TOC relataram benefícios destas atividades em relação aos níveis de ansiedade e em sintomas característicos. Os estudos sobre a Educação Física escolar e saúde mental demonstram benefícios em aspectos sociais, no humor e entusiasmo, sendo fatores que cooperam com uma melhor aprendizagem e impactam na saúde mental das crianças e/ou adolescentes. Com base em nossos levantamentos percebemos uma forte aproximação dos benefícios obtidos pela prática de atividade física, destacando o papel da Educação Física escolar quanto à saúde mental e, em particular, podendo contribuir para minimizar os transtornos observamos em pessoas com o TOC. Desta forma, promover uma vida fisicamente ativa, observando a Educação Física escolar como um agente importante para promoção de um estilo de vida saudável, pode contribuir para a promoção do bem-estar, do prazer, e de melhora no humor, beneficiando a saúde mental e podendo colaborar como fator de prevenção de transtornos como o TOC.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50804
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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