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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50804

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, André dos Santos-
dc.contributor.authorLEÃO, Matheus Mattos-
dc.date.accessioned2023-06-02T11:30:31Z-
dc.date.available2023-06-02T11:30:31Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.date.submitted2023-06-01-
dc.identifier.citationLEÃO, Matheus Mattos. Atividade física, educação física escolar e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50804-
dc.description.abstractO Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), é comum, crônico, e possui como característica, as obsessões e compulsões, que causam sofrimento psicológico, e tomam período de tempo considerável na vida destas pessoas. O diagnóstico do TOC, geralmente ocorre aos 19 anos, mas ele também pode acometer o indivíduo na infância e na adolescência, a causa de aparecimento do transtorno, ainda é desconhecida. Na infância e adolescência, os jovens que não são diagnosticados e não procuram tratamento, são prejudicados em sua vida pessoal, pois as interações sociais são afetadas. As disfunções neuropsicológicas, afetam a aprendizagem dos jovens com TOC, os domínios cognitivos como, atenção, memória, e fluência verbal, são afetados. Os tratamentos conhecidos e aplicados, são a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e o tratamento farmacológico, mas estudos abordam os benefícios do exercício em pacientes com TOC, diminuindo os níveis de ansiedade, e melhorando a qualidade de vida. A Educação Física escolar, possui importância em aspectos sociais, que se correlacionam com fatores de aprendizagem, como entusiasmo, satisfação e prazer nas aulas, as aulas da disciplina, por meio dos conteúdos abordados, conseguem melhorar a saúde, além de trazer bem-estar. O presente estudo tem como objetivo sintetizar a produção científica que aborda a relação entre atividades físicas, a Educação Física Escolar e transtorno obsessivo compulsivo em jovens. Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicos Pubmed, Scielo e Portal de Periódicos da CAPES com os seguintes descritores: Obsessive Compulsive Disorder, Physical Activity and Obsessive Compulsive Disorder, Youth Students and Physical Activity, Youth Students and Obsessive Compulsive Disorder, Educação Física, Atividade Física. De acordo com os critérios de elegibilidade foram selecionados 21 artigos, que cumpriram com os critérios de inclusão, onde os temas TOC, atividade física e educação física, estavam em destaque, com quase 60 artigos achados e quase 40 excluídos. Maior parte dos artigos selecionados observaram que o TOC pode trazer prejuízos na aprendizagem de jovens em fase escolar, principalmente quando estes não procuram tratamento especializado. As pesquisas que abordaram a relação entre a prática de atividade física e o TOC relataram benefícios destas atividades em relação aos níveis de ansiedade e em sintomas característicos. Os estudos sobre a Educação Física escolar e saúde mental demonstram benefícios em aspectos sociais, no humor e entusiasmo, sendo fatores que cooperam com uma melhor aprendizagem e impactam na saúde mental das crianças e/ou adolescentes. Com base em nossos levantamentos percebemos uma forte aproximação dos benefícios obtidos pela prática de atividade física, destacando o papel da Educação Física escolar quanto à saúde mental e, em particular, podendo contribuir para minimizar os transtornos observamos em pessoas com o TOC. Desta forma, promover uma vida fisicamente ativa, observando a Educação Física escolar como um agente importante para promoção de um estilo de vida saudável, pode contribuir para a promoção do bem-estar, do prazer, e de melhora no humor, beneficiando a saúde mental e podendo colaborar como fator de prevenção de transtornos como o TOC.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecttranstorno obsessivo compulsivopt_BR
dc.subjectatividade físicapt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.titleAtividade física, educação física escolar e transtorno obsessivo compulsivo (TOC): uma revisão de literatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFIGUEIRÊDO, Juliett de Medeiros Correia-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9846819271734920pt_BR
dc.description.abstractxThe Obsessive Compulsive Disorder (OCD) is a common, chronic, and characteristic obsessions and compulsions that cause psychological suffering and take a considerable period of time in the lives of these people. OCD is usually diagnosed at age 19, but it can also affect individuals in childhood and adolescence. During childhood and adolescence, young people who are not diagnosed and do not seek treatment are harmed in their personal life because their social interactions are affected. Neuropsychological dysfunctions affect the learning process of youngsters with OCD; cognitive domains such as attention, memory, and verbal fluency are affected. The known and applied treatments are Cognitive Behavioral Therapy (CBT) and pharmacological treatment, but studies address the benefits of exercise in OCD patients, reducing anxiety levels and improving quality of life. School Physical Education is important in social aspects, which correlate with learning factors, such as enthusiasm, satisfaction, and pleasure in classes; the subject's classes, through the contents covered, can improve health, besides bringing well-being. The present study aims to synthesize the scientific production that addresses the relationship between physical activities, School Physical Education, and obsessive compulsive disorder in young people. Searches were performed in electronic databases Pubmed, Scielo and Portal de Periódicos da CAPES with the following descriptors: Obsessive Compulsive Disorder, Physical Activity and Obsessive Compulsive Disorder, Youth Students and Physical Activity, Youth Students and Obsessive Compulsive Disorder, Physical Education, Physical Activity. According to the eligibility criteria, 21 articles were selected that met the inclusion criteria, where the themes of OCD, physical activity and physical education were prominent, with almost 60 articles found and almost 40 excluded. Most of the selected articles observed that OCD can cause learning impairment in youngsters at school, especially when they do not seek specialized treatment. The researches that approached the relationship between physical activity and OCD reported benefits of these activities regarding anxiety levels and characteristic symptoms. Studies on school Physical Education and mental health show benefits in social aspects, mood, and enthusiasm, being factors that cooperate with better learning and impact the mental health of children and/or adolescents. Based on our surveys, we noticed a strong approximation of the benefits obtained by the practice of physical activity, highlighting the role of school Physical Education regarding mental health and, in particular, being able to contribute to minimize the disorders observed in people with OCD. Thus, promoting a physically active life, observing school Physical Education as an important agent for the promotion of a healthy lifestyle, can contribute to the promotion of well-being, pleasure, and improvement in mood, benefiting mental health and may collaborate as a factor for the prevention of disorders such as OCD.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9863069039742095pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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