Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50796
Compartilhe esta página
Título: | Projetos de trabalho: a construção civil como tema para o ensino de química. |
Autor(es): | TORRES, Herick Ribeiro |
Palavras-chave: | Projetos de Trabalho; Construção Civil; Ensino de química |
Data do documento: | 9-Mai-2023 |
Citação: | TORRES, Herick Ribeiro. Projetos de trabalho: A construção civil como tema para o ensino de Química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma abordagem de ensino baseada em projetos de trabalho, sobre os impactos ambientais dos materiais da construção civil, para a aprendizagem de alunos do curso integrado ao ensino médio de Edificações do IFPE-Campus Caruaru. A motivação para essa abordagem surgiu durante o programa da Residência Pedagógica desenvolvido em uma turma de edificações do IFPE, com 28 alunos, durante a pandemia da Covid-19. A escolha do tema se deu com o intuito de relacionar a química com a área de formação dos estudantes, buscando significar alguns conceitos aprendidos em sala de aula. O projeto foi estruturado em sete momentos, com um total de nove encontros, cada um com propostas e atividades específicas relacionadas ao tema abordado, realizados de maneira remota no contraturno dos alunos. Os dados foram obtidos por meio da gravação dos encontros, para isso utilizamos a plataforma Google Meet, das atividades produzidas e a partir de um formulário respondido ao final do projeto pelos alunos. Para análise dos resultados utilizamos a questão problema que norteou o projeto e as orientações dadas para o material elaborado pelos alunos para apresentação no sétimo momento. Diante dos resultados apresentados, observou-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades dos alunos dentre elas: a inventiva, tomada de decisão, a comunicação interpessoal, entre outras., estas destacadas por Hernandez (1998). No que diz respeito ao desenvolvimento da inteligência geral proposta por Morin (2000), os alunos apresentaram em diferentes momentos a construção de um conhecimento pertinente, sendo possível identificar o desenvolvimento dos quatro pilares destacados pelo autor, o contexto, o global, o multidimensional e o complexo. Com relação ao material produzido pelos alunos ao final do projeto, foi observado que algumas das propostas apresentadas não exploraram múltiplos caminhos para a solução do problema proposto e deixaram de considerar fatores importantes. Isso pode ser um indicativo de uma possível dificuldade dos alunos em desenvolver as tarefas, reforçando a importância de um acompanhamento mais cuidadoso por parte do professor. Através disso, é possível refletir sobre as atividades propostas para o aprimoramento da abordagem, garantindo que a intenção e o objetivo estejam claros para todos os alunos. Essa abordagem baseada em projetos de trabalho também pode trazer contribuições significativas para a formação docente, já que o professor atua como um problematizador e como um aprendiz durante o processo de ensino e aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50796 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Herick Ribeiro Torres.pdf | 12,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons