Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50796
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, Ana Paula de Souza de | - |
dc.contributor.author | TORRES, Herick Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T14:32:49Z | - |
dc.date.available | 2023-06-01T14:32:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Herick Ribeiro. Projetos de trabalho: A construção civil como tema para o ensino de Química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50796 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma abordagem de ensino baseada em projetos de trabalho, sobre os impactos ambientais dos materiais da construção civil, para a aprendizagem de alunos do curso integrado ao ensino médio de Edificações do IFPE-Campus Caruaru. A motivação para essa abordagem surgiu durante o programa da Residência Pedagógica desenvolvido em uma turma de edificações do IFPE, com 28 alunos, durante a pandemia da Covid-19. A escolha do tema se deu com o intuito de relacionar a química com a área de formação dos estudantes, buscando significar alguns conceitos aprendidos em sala de aula. O projeto foi estruturado em sete momentos, com um total de nove encontros, cada um com propostas e atividades específicas relacionadas ao tema abordado, realizados de maneira remota no contraturno dos alunos. Os dados foram obtidos por meio da gravação dos encontros, para isso utilizamos a plataforma Google Meet, das atividades produzidas e a partir de um formulário respondido ao final do projeto pelos alunos. Para análise dos resultados utilizamos a questão problema que norteou o projeto e as orientações dadas para o material elaborado pelos alunos para apresentação no sétimo momento. Diante dos resultados apresentados, observou-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades dos alunos dentre elas: a inventiva, tomada de decisão, a comunicação interpessoal, entre outras., estas destacadas por Hernandez (1998). No que diz respeito ao desenvolvimento da inteligência geral proposta por Morin (2000), os alunos apresentaram em diferentes momentos a construção de um conhecimento pertinente, sendo possível identificar o desenvolvimento dos quatro pilares destacados pelo autor, o contexto, o global, o multidimensional e o complexo. Com relação ao material produzido pelos alunos ao final do projeto, foi observado que algumas das propostas apresentadas não exploraram múltiplos caminhos para a solução do problema proposto e deixaram de considerar fatores importantes. Isso pode ser um indicativo de uma possível dificuldade dos alunos em desenvolver as tarefas, reforçando a importância de um acompanhamento mais cuidadoso por parte do professor. Através disso, é possível refletir sobre as atividades propostas para o aprimoramento da abordagem, garantindo que a intenção e o objetivo estejam claros para todos os alunos. Essa abordagem baseada em projetos de trabalho também pode trazer contribuições significativas para a formação docente, já que o professor atua como um problematizador e como um aprendiz durante o processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 97p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Projetos de Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Construção Civil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Projetos de trabalho: a construção civil como tema para o ensino de química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9013004503845080 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4321016867381686 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to analyze the contributions of a project-based teaching approach on the environmental impacts of construction materials for the learning of students in the Integrated High School Technical Program in Building Construction at IFPE-Campus Caruaru. The motivation for this approach arose during the Pedagogical Residency Program and was developed in a building construction classroom at IFPE with 28 students during the Covid-19 pandemic. The choice of the topic was made with the intention of relating chemistry to the students' field of study, aiming to give meaning to some concepts learned in the classroom. The project was structured into seven stages, with a total of nine meetings, each featuring specific proposals and activities related to the addressed theme, conducted remotely during the students' off-hours. The data was obtained through the recording of the meetings using the Google Meet platform, the produced activities, and a form answered by the students at the end of the project. For the analysis of the results, we used the problem question that guided the project, and the instructions provided for the material created by the students for presentation in the seventh stage. Based on the presented results, it was observed that the project contributes to the development and improvement of students' skills, including inventiveness, decision-making, interpersonal communication, among others, as highlighted by Hernandez (1998). Regarding the development of the general intelligence proposed by Morin (2000), the students demonstrated, at different moments, the construction of relevant knowledge, allowing for the identification of the development of the four pillars highlighted by the author: context, global, multidimensional, and complex. Regarding the material produced by the students at the end of the project, it was observed that some of the proposals did not explore multiple paths to solve the proposed problem and failed to consider important factors. This may indicate possible difficulties faced by the students in completing the tasks, reinforcing the importance of more careful guidance from the teacher. In this way, it is possible to reflect on the proposed activities to enhance the approach, ensuring that the intention and objective are clear to all students. This project-based teaching approach can also bring significant contributions to teacher education, as the teacher acts as a facilitator and a learner during the teaching and learning process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Herick Ribeiro Torres.pdf | 12,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons