Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50787

Share on

Title: Treinamento funcional, capacidades físicas e risco de quedas em idosos: uma revisão integrativa
Authors: MONTEIRO, Vinicius Gustavo Silva
Keywords: idoso; acidente por quedas; treinamento funcional; equilíbrio; exercícios em circuito
Issue Date: 2-May-2023
Citation: MONTEIRO, Vinicius Gustavo Silva. Treinamento funcional, capacidades físicas e risco de quedas em idosos: uma revisão integrativa. 2023. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O envelhecimento acarreta mudanças físicas significativas no público idoso, trazendo um déficit em sua capacidade física, o que agrava os riscos de quedas nesta população e pode acarretar hospitalização ou levar ao óbito. O presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão integrativa sobre os efeitos do treinamento funcional na capacidade funcional, força muscular, equilíbrio e risco de quedas em idosos. Artigos completos e originais que abordem a temática das mudanças nas capacidades físicas de idosos frágeis por meio de um programa de exercícios físicos com ou sem carga externa e publicados a partir de 2012 nos idiomas inglês e português, foram os critérios de inclusão. Dos 26 artigos encontrados, 7 foram analisados. Com base nos estudos revisados, foi possível concluir que um programa de treinamento funcional proporciona melhorias significativas no equilíbrio, flexibilidade, marcha, resistência e força muscular, diminuindo os riscos de queda e proporcionando mais autonomia na vida cotidiana.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50787
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC 2 VINICIUS G S MONTEIRO VERSÃO FINAL.pdf402,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons