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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50766

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Título: Percepções do programa residência pedagógica para formação docente em educação física no contexto pandêmico
Autor(es): LIMA, Marina Camila Silva de
Palavras-chave: residência pedagógica; formação docente.; educação física escolar.; contexto pandêmico.
Data do documento: 5-Mai-2023
Citação: Lima, Marina.Percepções do programa residência pedagógica para formação docente em educação física no contexto pandêmico .2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) -Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2023.
Abstract: O Programa Residência Pedagógica (PRP) é essencial à formação da identidade docente e tem como propósito o aperfeiçoamento do licenciando através da sua participação no chão da escola por meio do estágio supervisionado. A edição do PRP durante a pandemia da COVID-19 gerou incertezas em relação à prática docente porque a nova realidade nunca foi vivenciada nas gerações passadas e essa indecisão impactou as estratégias e recursos metodológicos que existiam até então. O isolamento social foi uma das normas a serem seguidas, por recomendação das entidades sanitárias, para minimizar a disseminação do novo coronavírus. Repentinamente, as aulas migraram para o ambiente virtual e essa mudança impôs aos professores e alunos a manipular as mídias digitais sem considerar se havia, da parte deles, alguma afinidade para o manuseio. Logo, a desigualdade social mostrou-se visível pela razão de escancarar o cenário dos estudantes de escolas públicas não possuírem aparelhos eletrônicos e/ou acesso à internet para acompanharem as aulas. Os processos de formação para aprender a manusear os recursos tecnológicos não foram ofertados a todos os docentes e residentes, necessitando praticarem por conta própria ou com os mais familiarizados do grupo. Por essa razão, a exaustão ocasionou mais horas de trabalho sem a devida compensação financeira. A falta de participação dos alunos nas aulas remotas e no retorno das atividades dificultou o processo de ensino e aprendizagem pois comprometeu o progresso de conhecimento dos conteúdos. Por outra ótica, o ensino remoto possibilitou a abordagem do conhecimento teórico pertencentes à Educação Física, uma outra perspectiva do ensino e sua legitimidade como componente curricular obrigatório. Esse estudo visa analisar como a prática docente no Programa Residência Pedagógica, no contexto pandêmico, contribuiu para a formação docente a partir das intervenções dos estudantes residentes. Trata – se de uma revisão narrativa dos artigos disponibilizados na Plataforma Portal de Periódicos CAPES nos anos de 2020/2023, utilizando a metodologia análise de conteúdo de Bardin (2016) para interpretação dos dados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50766
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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