Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50766

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSIMÕES, José Luís-
dc.contributor.authorLIMA, Marina Camila Silva de-
dc.date.accessioned2023-06-01T10:47:02Z-
dc.date.available2023-06-01T10:47:02Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.date.submitted2023-05-24-
dc.identifier.citationLima, Marina.Percepções do programa residência pedagógica para formação docente em educação física no contexto pandêmico .2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) -Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50766-
dc.description.abstractO Programa Residência Pedagógica (PRP) é essencial à formação da identidade docente e tem como propósito o aperfeiçoamento do licenciando através da sua participação no chão da escola por meio do estágio supervisionado. A edição do PRP durante a pandemia da COVID-19 gerou incertezas em relação à prática docente porque a nova realidade nunca foi vivenciada nas gerações passadas e essa indecisão impactou as estratégias e recursos metodológicos que existiam até então. O isolamento social foi uma das normas a serem seguidas, por recomendação das entidades sanitárias, para minimizar a disseminação do novo coronavírus. Repentinamente, as aulas migraram para o ambiente virtual e essa mudança impôs aos professores e alunos a manipular as mídias digitais sem considerar se havia, da parte deles, alguma afinidade para o manuseio. Logo, a desigualdade social mostrou-se visível pela razão de escancarar o cenário dos estudantes de escolas públicas não possuírem aparelhos eletrônicos e/ou acesso à internet para acompanharem as aulas. Os processos de formação para aprender a manusear os recursos tecnológicos não foram ofertados a todos os docentes e residentes, necessitando praticarem por conta própria ou com os mais familiarizados do grupo. Por essa razão, a exaustão ocasionou mais horas de trabalho sem a devida compensação financeira. A falta de participação dos alunos nas aulas remotas e no retorno das atividades dificultou o processo de ensino e aprendizagem pois comprometeu o progresso de conhecimento dos conteúdos. Por outra ótica, o ensino remoto possibilitou a abordagem do conhecimento teórico pertencentes à Educação Física, uma outra perspectiva do ensino e sua legitimidade como componente curricular obrigatório. Esse estudo visa analisar como a prática docente no Programa Residência Pedagógica, no contexto pandêmico, contribuiu para a formação docente a partir das intervenções dos estudantes residentes. Trata – se de uma revisão narrativa dos artigos disponibilizados na Plataforma Portal de Periódicos CAPES nos anos de 2020/2023, utilizando a metodologia análise de conteúdo de Bardin (2016) para interpretação dos dados.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectresidência pedagógicapt_BR
dc.subjectformação docente.pt_BR
dc.subjecteducação física escolar.pt_BR
dc.subjectcontexto pandêmico.pt_BR
dc.titlePercepções do programa residência pedagógica para formação docente em educação física no contexto pandêmicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354427671797188pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1520982273735802pt_BR
dc.description.abstractxThe pedagogical Residency Program (PRP) is essential to the formation of the teaching identity and has as its purpose the improvement of the graduate through his participation on the school floor through the supervised internship. The edition of the PRP during the COVID-19 pandemic generated uncertainties in relation to teaching practice because the new reality was never experienced in past generations and this indecision impacted the strategies and methodological resources that existed until then. Social isolation was one of the norms to be followed, on the recommendation of health entities, to minimize the spread of the new coronavirus. Suddenly, classes migrated to the virtual environment and this change forced teachers and students to manipulate digital media without considering whether there was, on their part, any affinity for the handling. Therefore, social inequality was visible for the reason that public school students do not have electronic devices and/or internet access to follow classes. The training processes to learn how to handle technological resources were not offered to all teachers and residents, needing to practice on their own or with the most familiar of the group. For this reason, exhaustion caused more hours of work without proper financial compensation. The lack of participation of students in remote classes and in the return of activities hindered the teaching and learning process because it compromised the progress of knowledge of the contents. From another perspective, remote teaching enabled the approach of theoretical knowledge belonging to Physical Education, another perspective of teaching and its legitimacy as a mandatory curricular component. This study aims to analyze how the teaching practice in the pedagogical Residency Program, in the pandemic context, contributed to teacher training from the interventions of resident students. This is a narrative review of the articles available on the Portal de Periódicos CAPES platform in the years 2020/2023, using the content analysis methodology of Bardin (2016) for data interpretation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - MARINA CAMILA SILVA DE LIMA .pdf384,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons