Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50752

Comparte esta pagina

Título : Comparação do nível de atividade física com a qualidade de vida de mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor : MENDONÇA, Rayanne Dárla souza de
Palabras clave : exercício físico; qualidade de vida; transtorno autístico
Fecha de publicación : 2-abr-2023
Citación : MENDONÇA, Rayanne Dárla Souza de. Comparação do nível de atividade física com a qualidade de vida mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O objetivo do estudo foi comparar o nível de atividade física com a qualidade de vida de mães de crianças diagnosticadas com autismo. Trata-se de um estudo epidemiológico, de caráter observacional com delineamento de corte transversal. Participaram do estudo 58 mães de crianças com TEA, na faixa etária entre 22 até 47 anos de idade, a maioria com nível superior completo e exercendo atividade remunerada. Para realizar a avaliação foi utilizado um formulário online, contendo três instrumentos: questionário sociodemográfico, contendo questões sobre o perfil pessoal e social das mães e histórico de autismo da criança, o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ- versão curta) para estimar o nível de atividade física e o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-bref) para analisar a qualidade de vida. Os resultados demonstram que 58,6% das mães apresentam alto e moderado nível de atividade física e uma percepção de qualidade de vida regular, sendo o domínio social com a maior média de escore e o domínio meio ambiente com a menor média. A comparação entre atividade física (AF) e qualidade de vida (QVD) constatou que há diferença significativa entre mães de crianças autistas fisicamente ativas, em comparação com as mães que não praticam AF nos domínios social, físico e psicológico, além de maior índice geral de qualidade de vida, com exceção apenas do domínio meio ambiente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50752
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rayanne Dárla Souza de Mendonça .pdf1,22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons