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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50751

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Título: Explorando os transtornos alimentares em adolescentes escolares e as relações com a educação física escolar
Autor(es): CRUZ, Pâmella Kalluana de Amorim
Palavras-chave: transtornos alimentares; educação física escolar; imagem corporal; anorexia e bulimia
Data do documento: 3-Mai-2023
Citação: CRUZ, P. K. A. Explorando os transtornos alimentares em adolescentes escolares e as relações com a educação física escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, 2023.
Abstract: Os transtornos alimentares têm sido motivo de crescente preocupação entre diversos profissionais, especialmente da Saúde e da Educação, devido ao aumento do número de casos em crianças e jovens no mundo todo. Essa crescente incidência de transtornos alimentares (TA) tem movido pesquisadores e estudiosos na exploração dessa problemática em busca de mais conhecimento sobre o tema e de estratégias e norteamentos para lidar com essa questão. Diante disto, este trabalho busca observar a produção científica até o momento e o que diz a literatura sobre transtornos alimentares em escolares, especificamente a anorexia nervosa e a bulimia, e suas relações com a Educação Física. As buscas foram realizadas nas bases de dados SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), PubMed, e outros portais, revistas e periódicos, considerando-se artigos originais e de revisão, monografias, teses, dissertações, e outras produções, como o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders(DSM V) e a Classificação Internacional de Doenças (CID 11) da OMS (Organização Mundial de Saúde) em suas versões mais recentes e nas línguas: português, inglês e espanhol, preferencialmente. Os materiais encontrados confirmam a gravidade dos casos de TA entre escolares, os prejuízos ao desenvolvimento saudável e integral dos educandos, a influência midiática e dos meios de comunicação com a (in)satisfação corporal e percepção da autoimagem dos adolescentes, a necessidade de suporte, apoio e conhecimento por parte dos pais, familiares e toda comunidade escolar, e corroboram a importância da Educação Física e da intervenção dos professores para o enfrentamento do problema. Todavia, a literatura ainda é escassa e carece de mais estudos no tocante à educação física escolar, principalmente estudos que envolvam também o público masculino, para abranger e detalhar com mais profundidade tais questões.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50751
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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