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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, André dos Santos-
dc.contributor.authorCRUZ, Pâmella Kalluana de Amorim-
dc.date.accessioned2023-05-31T16:48:24Z-
dc.date.available2023-05-31T16:48:24Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.date.submitted2023-05-22-
dc.identifier.citationCRUZ, P. K. A. Explorando os transtornos alimentares em adolescentes escolares e as relações com a educação física escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50751-
dc.description.abstractOs transtornos alimentares têm sido motivo de crescente preocupação entre diversos profissionais, especialmente da Saúde e da Educação, devido ao aumento do número de casos em crianças e jovens no mundo todo. Essa crescente incidência de transtornos alimentares (TA) tem movido pesquisadores e estudiosos na exploração dessa problemática em busca de mais conhecimento sobre o tema e de estratégias e norteamentos para lidar com essa questão. Diante disto, este trabalho busca observar a produção científica até o momento e o que diz a literatura sobre transtornos alimentares em escolares, especificamente a anorexia nervosa e a bulimia, e suas relações com a Educação Física. As buscas foram realizadas nas bases de dados SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), PubMed, e outros portais, revistas e periódicos, considerando-se artigos originais e de revisão, monografias, teses, dissertações, e outras produções, como o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders(DSM V) e a Classificação Internacional de Doenças (CID 11) da OMS (Organização Mundial de Saúde) em suas versões mais recentes e nas línguas: português, inglês e espanhol, preferencialmente. Os materiais encontrados confirmam a gravidade dos casos de TA entre escolares, os prejuízos ao desenvolvimento saudável e integral dos educandos, a influência midiática e dos meios de comunicação com a (in)satisfação corporal e percepção da autoimagem dos adolescentes, a necessidade de suporte, apoio e conhecimento por parte dos pais, familiares e toda comunidade escolar, e corroboram a importância da Educação Física e da intervenção dos professores para o enfrentamento do problema. Todavia, a literatura ainda é escassa e carece de mais estudos no tocante à educação física escolar, principalmente estudos que envolvam também o público masculino, para abranger e detalhar com mais profundidade tais questões.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecttranstornos alimentarespt_BR
dc.subjecteducação física escolarpt_BR
dc.subjectimagem corporalpt_BR
dc.subjectanorexia e bulimiapt_BR
dc.titleExplorando os transtornos alimentares em adolescentes escolares e as relações com a educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1276520777351894pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9846819271734920pt_BR
dc.description.abstractxEating disorders have been a matter of growing concern among several professionals, especially in Health and Education, due to the increase in the number of cases in children and young people worldwide. This growing incidence of eating disorders (ED) has moved researchers and scholars to explore this problem in search of more knowledge on the subject and strategies and guidelines to deal with this issue. Given this, this work seeks to observe the scientific production to date and what the literature says about eating disorders in schoolchildren, specifically anorexia nervosa and bulimia, and their relationship with Physical Education. The searches were carried out in the SCIELO (Scientific Electronic Library Online), BVS (Virtual Health Library), PubMed, and other portals, magazines and periodicals databases, considering original and review articles, monographs, theses, dissertations, and other productions, such as the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM V) and the International Classification of Diseases (ICD 11) of the WHO (World Health Organization) in their most recent versions and in the languages: Portuguese, English and Spanish, preferably . The materials found confirm the severity of ED cases among students, the damage to the healthy and integral development of students, the influence of the media and the means of communication with body (dis)satisfaction and perception of self-image of adolescents, the need for support, support and knowledge from parents, relatives and the entire school community, and corroborate the importance of Physical Education and the intervention of teachers to face the problem. However, the literature is still scarce and needs further studies regarding school physical education, especially studies that also involve the male public, to cover and detail these issues in more depth.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8830-0344pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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