Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50728

Comparte esta pagina

Título : Efeitos dos exercícios físicos ministrados de forma remota na capacidade funcional do idoso em isolamento social durante a pandemia da Covid-19
Autor : CONCEIÇÃO, Júlio César Fernando Torres
Palabras clave : Covid-19; Idosos; Exercício Físico Remoto
Fecha de publicación : 3-may-2023
Citación : CONCEIÇÃO, Júlio César Fernando Torres. Efeitos dos exercícios físicos ministrados de forma remota na capacidade funcional do idoso em isolamento social durante a pandemia da Covid-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Com a pandemia do novo coronavírus, o mundo se viu à mercê de um novo estilo de vida causado pelo distanciamento social. No entanto, o isolamento social não foi tão efetivo quanto deveria ser e trouxe consequências para a saúde física e mental das pessoas, principalmente os idosos, potencializando seu nível de sedentarismo e reduzindo sua capacidade funcional. Diversas tentativas de minimizar os efeitos do sedentarismo nos idosos causado pelo lockdown da pandemia foram observadas, dentre elas, o exercício físico ministrado de forma remota. O objetivo do trabalho é analisar os efeitos dos exercícios físicos em idosos ministrados de forma remota durante a pandemia do Covid-19. Foi realizada revisão bibliográfica nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, ScienceDirect, Scielo e Pubmed, onde encontrou-se artigos sobre intervenções com grupo de controle de exercícios para idosos de forma remota durante a crise do COVID-19. Há consenso na literatura sobre a necessidade de isolamento do idoso durante uma pandemia. No entanto, o hábito de se exercitar em casa é incentivado para evitar problemas decorrentes do processo de envelhecimento físico e mental. Os estudos mostraram que houve melhoria e manutenção na força de membros inferiores, agilidade, resistência, melhorias no ciclo de marcha e melhoria em aspectos psicológicos. A partir do estudo realizado foi possível concluir que os exercícios remotos melhoraram a capacidade funcional dos idosos através de melhorias no ganho de força, diminuição da fadiga, melhoria do equilíbrio e da marcha e foram importantes no isolamento social para o combate ao sedentarismo, manutenção da capacidade funcional além de permitir interações sociais remotas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50728
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC JÚLIO CÉSAR FERNANDO TORRES CONCEIÇÃO.pdf1,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons