Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50724

Share on

Title: Influência da dança como conteúdo da educação física escolar sobre o desenvolvimento motor
Authors: FRANKLIN, Beatriz de Assis
Keywords: dança; desenvolvimento motor; educação física escolar
Issue Date: 2-May-2023
Citation: FRANKLIN, Beatriz de Assis. Influência da dança como conteúdo da educação física escolar sobre o desenvolvimento motor. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As primeiras evidências de Dança remetem a pré-história através de registros arqueológicos. Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a Dança se trata de um conteúdo relevante para a Educação Física escolar por se tratar de uma manifestação cultural ao longo de toda a história e se apropriar da linguagem corporal em sua prática. Ela é proposta como unidade temática da Educação Física escolar nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Além do mais, contribui efetivamente para a saúde física, social e pscicológica dos estudantes. As experiências motoras na infância são primordiais para o desenvolvimento motor, assim, novas experiências com diferentes habilidades motoras propiciam maior ganho motor, então a dança pode ser uma ferramenta potencializadora no desenvolvimento motor para essa população. Entretanto, ainda não está claro quais são as implicações da dança sobre o desenvolvimento motor quando realizada no ambiente escolar. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi revisar a literatura acerca dos efeitos da dança no desenvolvimento motor de escolares. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: LILACS, PUBMED e SCIELO. Foi utilizada como estratégia de busca os seguintes descritores: dança, desempenho motor, destreza motora, educação física, crianças e desenvolvimento. Foram incluídos 5 artigos, os quais compuseram a avaliação qualitativa desta revisão. Foram observados efeitos positivos da dança em relação ao desenvolvimento motor, no entanto, os programas de intervenção aplicados foram diferentes na maioria dos estudos incluídos na presente revisão, além da escassez de pesquisas com essa temática, que dificultou uma comparação de resultados e um maior esclarecimento sobre o tema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50724
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Beatriz de Assis Franklin.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons