Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50724
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Ilana Santos de | - |
dc.contributor.author | FRANKLIN, Beatriz de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T13:35:02Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T13:35:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-21 | - |
dc.identifier.citation | FRANKLIN, Beatriz de Assis. Influência da dança como conteúdo da educação física escolar sobre o desenvolvimento motor. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50724 | - |
dc.description.abstract | As primeiras evidências de Dança remetem a pré-história através de registros arqueológicos. Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a Dança se trata de um conteúdo relevante para a Educação Física escolar por se tratar de uma manifestação cultural ao longo de toda a história e se apropriar da linguagem corporal em sua prática. Ela é proposta como unidade temática da Educação Física escolar nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Além do mais, contribui efetivamente para a saúde física, social e pscicológica dos estudantes. As experiências motoras na infância são primordiais para o desenvolvimento motor, assim, novas experiências com diferentes habilidades motoras propiciam maior ganho motor, então a dança pode ser uma ferramenta potencializadora no desenvolvimento motor para essa população. Entretanto, ainda não está claro quais são as implicações da dança sobre o desenvolvimento motor quando realizada no ambiente escolar. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi revisar a literatura acerca dos efeitos da dança no desenvolvimento motor de escolares. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: LILACS, PUBMED e SCIELO. Foi utilizada como estratégia de busca os seguintes descritores: dança, desempenho motor, destreza motora, educação física, crianças e desenvolvimento. Foram incluídos 5 artigos, os quais compuseram a avaliação qualitativa desta revisão. Foram observados efeitos positivos da dança em relação ao desenvolvimento motor, no entanto, os programas de intervenção aplicados foram diferentes na maioria dos estudos incluídos na presente revisão, além da escassez de pesquisas com essa temática, que dificultou uma comparação de resultados e um maior esclarecimento sobre o tema. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | dança | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Influência da dança como conteúdo da educação física escolar sobre o desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6890712133003359 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The first evidence of Dance goes back to prehistory through archaeological records. According to the National Common Curricular Base – BNCC, Dance is a relevant content for school Physical Education because it is a cultural manifestation throughout history and it appropriates body language in its practice. It is proposed as a thematic unit of school Physical Education in the early and final years of Elementary School. Furthermore, it effectively contributes to the physical, social and psychological health of students. Motor experiences in childhood are essential for motor development, thus, new experiences with different motor skills provide greater motor gain, so dance can be a potentiating tool in motor development for this population. However, it is still not clear what are the implications of dance on motor development when performed in the school environment. Therefore, the objective of the present study was to review the literature about the effects of dance on the motor development of schoolchildren. Searches were carried out in the following databases: LILACS, PUBMED and SCIELO. The following descriptors were used as a search strategy: dance, motor performance, motor dexterity, physical education, children and development. Five articles were included, which made up the qualitative assessment of this review. Positive effects of dance in relation to motor development were observed, however, the intervention programs applied were different in most of the studies included in this review, in addition to the scarcity of research on this topic, which made it difficult to compare results and provide further clarification about the subject. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Beatriz de Assis Franklin.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons