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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50717

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Título: Métodos aplicados no ensino da natação para promover o desenvolvimento psicomotor na primeira infância: uma revisão sistemática
Autor(es): SILVA, Ana Nataly Alves da
Palavras-chave: Natação Infantil; Desenvolvimento Psicomotor; Métodos
Data do documento: 3-Mai-2023
Citação: SILVA, Ana Nataly Alves da. Métodos aplicados no ensino da natação para promover o desenvolvimento psicomotor na primeira infância: uma revisão sistemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A natação é uma das atividades físicas mais completas para incluir as crianças nos seus primeiros anos de vida, trazendo benefícios em diversos âmbitos da saúde e do desenvolvimento. No entanto, ainda há dificuldades em saber quais os métodos utilizados nas aulas que consigam alcançar esses benefícios. Objetivo: Analisar os métodos aplicados no ensino da natação que consigam promover o desenvolvimento psicomotor na primeira infância. Métodos: Na pesquisa, foi utilizado o método de revisão sistemática, foram encontrados artigos nas bases de dados LILACS, Pubmed, Medline, Scielo e IBECS com os descritores “Swimming”, “Children Swimming”, “Child Development”, “Methods”, “Motor Development” de forma combinada, foram encontrados 1915 artigos e 1897 foram excluídos pela leitura dos títulos e resumos que não citavam métodos de natação e o desenvolvimento psicomotor. Dentre os artigos encontrados, 18 tiveram a leitura completa e oito foram selecionados, passando pelos critérios de elegibilidade que incluem estudos de intervenção que avaliaram o desenvolvimento psicomotor em crianças de 0 a 6 anos praticantes de aulas de natação. Resultados: Os artigos que incluíam lactentes (0 a 2 anos) apresentavam métodos que abordavam a estimulação motora, afetiva e cognitiva, exercícios nas posições ventral e dorsal, estimulação braço-perna, adaptação ao meio líquido e uso da ludicidade, já os estudos que incluíam crianças (3 a 6 anos), além da estimulação das habilidades motoras, seguiam alguma linha de ensino-aprendizagem. Além disso, os instrumentos utilizados para a mensuração do desenvolvimento psicomotor conseguiam mensurar de forma ampla aspectos do desenvolvimento motor ou cognitivo, resultando nos principais benefícios para as crianças praticantes: a melhora no desenvolvimento motor geral, no desenvolvimento cognitivo e na questão afetiva e social. Conclusão: Conclui-se que a prática da natação na primeira infância pode contribuir de alguma forma no desenvolvimento de crianças. Apenas dos poucos estudos incluídos, os métodos mais utilizados e que apresentaram benefícios pós prática foram os estudos que incluíam uma sequência temporal, a presença dos pais na sessão, aulas que envolviam estimulação motora e a ludicidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50717
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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