Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50717
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Daniela Karina da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ana Nataly Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T13:04:59Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T13:04:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Nataly Alves da. Métodos aplicados no ensino da natação para promover o desenvolvimento psicomotor na primeira infância: uma revisão sistemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50717 | - |
dc.description.abstract | A natação é uma das atividades físicas mais completas para incluir as crianças nos seus primeiros anos de vida, trazendo benefícios em diversos âmbitos da saúde e do desenvolvimento. No entanto, ainda há dificuldades em saber quais os métodos utilizados nas aulas que consigam alcançar esses benefícios. Objetivo: Analisar os métodos aplicados no ensino da natação que consigam promover o desenvolvimento psicomotor na primeira infância. Métodos: Na pesquisa, foi utilizado o método de revisão sistemática, foram encontrados artigos nas bases de dados LILACS, Pubmed, Medline, Scielo e IBECS com os descritores “Swimming”, “Children Swimming”, “Child Development”, “Methods”, “Motor Development” de forma combinada, foram encontrados 1915 artigos e 1897 foram excluídos pela leitura dos títulos e resumos que não citavam métodos de natação e o desenvolvimento psicomotor. Dentre os artigos encontrados, 18 tiveram a leitura completa e oito foram selecionados, passando pelos critérios de elegibilidade que incluem estudos de intervenção que avaliaram o desenvolvimento psicomotor em crianças de 0 a 6 anos praticantes de aulas de natação. Resultados: Os artigos que incluíam lactentes (0 a 2 anos) apresentavam métodos que abordavam a estimulação motora, afetiva e cognitiva, exercícios nas posições ventral e dorsal, estimulação braço-perna, adaptação ao meio líquido e uso da ludicidade, já os estudos que incluíam crianças (3 a 6 anos), além da estimulação das habilidades motoras, seguiam alguma linha de ensino-aprendizagem. Além disso, os instrumentos utilizados para a mensuração do desenvolvimento psicomotor conseguiam mensurar de forma ampla aspectos do desenvolvimento motor ou cognitivo, resultando nos principais benefícios para as crianças praticantes: a melhora no desenvolvimento motor geral, no desenvolvimento cognitivo e na questão afetiva e social. Conclusão: Conclui-se que a prática da natação na primeira infância pode contribuir de alguma forma no desenvolvimento de crianças. Apenas dos poucos estudos incluídos, os métodos mais utilizados e que apresentaram benefícios pós prática foram os estudos que incluíam uma sequência temporal, a presença dos pais na sessão, aulas que envolviam estimulação motora e a ludicidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Natação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Psicomotor | pt_BR |
dc.subject | Métodos | pt_BR |
dc.title | Métodos aplicados no ensino da natação para promover o desenvolvimento psicomotor na primeira infância: uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4391698165263704 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Swimming is one of the most complete physical activities to include children in their first years of life, bringing benefits in different areas of health and development. However, there are still difficulties in knowing which methods are used in classes to reach these benefits. Objective: To analyze the methods applied in teaching swimming that can promote psychomotor development in early childhood. Methods: In the research, the systematic review method was used, articles were found in the LILACS, Pubmed, Medline, Scielo and IBECS databases with the descriptors “Swimming”, “Children Swimming”, “Child Development”, “Methods”, “Motor Development” combined, 1915 articles were found and 1897 were excluded after reading the titles and abstracts that did not mention swimming methods and psychomotor development. Among the articles found, 18 had a complete reading and eight were selected, going through eligibility criteria that include intervention studies that evaluated the psychomotor development in children aged 0 to 6 years who practiced swimming classes. Results: The articles that included nursling (0 to 2 years old) presented methods that addressed motor, affective and cognitive stimulation, exercises in the ventral and dorsal positions, arm-leg stimulation, adaptation to the liquid environment and use of playfulness, and the studies that included children (3 to 6 years old), in addition to stimulating motor skills, they followed some teaching-learning line. In addition, the instruments used to measure psychomotor development are effective in broadly measuring aspects of motor or cognitive development, bringing the main benefits to practicing children: improvement in general motor development, cognitive development and affective and social issues. Conclusion: It is concluded that the practice of swimming in early childhood can contribute in some way to the development of children. Only of the few studies included, the most used methods that demonstrated post-practice benefits were studies that included a temporal sequence, the presence of parents in the session, classes that involved motor stimulation and playfulness. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Nataly Alves da Silva.pdf | 268,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons