Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50646

Compartilhe esta página

Título: A importância do feedback para a formação de professores de Física no período de ensino emergencial.
Autor(es): SILVA, Miriam Belarmino Fonsêca
Palavras-chave: Feedback; Ensino remoto; Aprendizagem
Data do documento: 3-Mai-2023
Citação: SILVA, Miriam Belarmino Fonsêca. A importância do feedback para a formação de professores de Física no período de ensino emergencial
Abstract: O presente trabalho objetiva estudar a importância do feedback no processo de ensino-aprendizagem na educação superior, em especial, no curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, campus Centro Acadêmico do Agreste, localizado na cidade de Caruaru, durante o período de ensino remoto devido à pandemia do novo coronavírus. A partir dos resultados do trabalho observou-se que o feedback teve um papel importante no ensino remoto, devido à pandemia de COVID 19. O feedback no processo avaliativo, apresenta-se como instrumento condutor de reflexão e construção/reconstrução constante da aprendizagem. O presente trabalho de pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa e com caráter exploratório e fez uso de um questionário com perguntas abertas como instrumento de produção de dados. A análise da literatura evidenciou a importância do feedback, bem como a pesquisa realizada com os alunos do curso de licenciatura em Física da UFPE-CAA. Com base nos resultados apresentados na pesquisa, observamos que as melhores práticas de feedback, são aquelas que ajudam o discente a compreender os erros cometidos e como deve fazer para melhorar sua performance. Além disso, evidenciamos mudanças significativas na postura do estudante quando este recebe um feedback adequado. Por outro lado, identificamos que os estudantes esperam receber elogios em suas atividades, demonstrando um comportamento mais relacionado à motivação por desempenho e não por aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50646
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Miriam Belarmino Fonsêca Silva.pdf762,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons