Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50646
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | SILVA, Miriam Belarmino Fonsêca | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T17:27:39Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T17:27:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Miriam Belarmino Fonsêca. A importância do feedback para a formação de professores de Física no período de ensino emergencial | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50646 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva estudar a importância do feedback no processo de ensino-aprendizagem na educação superior, em especial, no curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, campus Centro Acadêmico do Agreste, localizado na cidade de Caruaru, durante o período de ensino remoto devido à pandemia do novo coronavírus. A partir dos resultados do trabalho observou-se que o feedback teve um papel importante no ensino remoto, devido à pandemia de COVID 19. O feedback no processo avaliativo, apresenta-se como instrumento condutor de reflexão e construção/reconstrução constante da aprendizagem. O presente trabalho de pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa e com caráter exploratório e fez uso de um questionário com perguntas abertas como instrumento de produção de dados. A análise da literatura evidenciou a importância do feedback, bem como a pesquisa realizada com os alunos do curso de licenciatura em Física da UFPE-CAA. Com base nos resultados apresentados na pesquisa, observamos que as melhores práticas de feedback, são aquelas que ajudam o discente a compreender os erros cometidos e como deve fazer para melhorar sua performance. Além disso, evidenciamos mudanças significativas na postura do estudante quando este recebe um feedback adequado. Por outro lado, identificamos que os estudantes esperam receber elogios em suas atividades, demonstrando um comportamento mais relacionado à motivação por desempenho e não por aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância do feedback para a formação de professores de Física no período de ensino emergencial. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Everaldo Sebastião da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to study the importance of feedback in the teaching-learning process in higher education, in particular, in the Physics Degree course at the Federal University of Pernambuco, Campus Academic Center of the Agreste, located in the city of Caruaru, during the teaching period remote due to the new coronavirus pandemic. From the results of the work, it was observed that feedback played an important role in remote teaching, due to the COVID-19 pandemic. The feedback in the evaluation process is presented as a conductive instrument for constant reflection and construction/reconstruction of learning. The present research work was developed from a qualitative and exploratory approach and made use of a questionnaire with open questions as a data production instrument. The analysis of the literature showed the importance of feedback, as well as the research carried out with students of the degree course in Physics at UFPE-CAA. Based on the results presented in the survey, we observed that the best feedback practices are those that help the student to understand the mistakes made and how to improve their performance. In addition, we evidenced significant changes in the student's posture when he receives adequate feedback. On the other hand, we identified that students expect to receive praise for their activities, demonstrating a behavior more related to motivation for performance and not for learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7367692322036105 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Miriam Belarmino Fonsêca Silva.pdf | 762,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons