Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50635

Compartilhe esta página

Título: Orientações terapêuticas ocupacionais para cuidadores de crianças com transtorno do processamento sensorial: uma perspectiva de terapeutas ocupacionais da área infantil
Autor(es): MUNIZ, Thais Steffany da Silva
Palavras-chave: terapia ocupacional; crianças; desenvolvimento infantil; terapeutas ocupacionais
Data do documento: 15-Mai-2023
Citação: MUNIZ, Thais Steffany da Silva. Orientações terapêuticas ocupacionais para cuidadores de crianças com transtorno do processamento sensorial: uma perspectiva de terapeutas ocupacionais da área infantil. 2023. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Quando há uma desordem no processamento sensorial, os prejuízos perpassam a limitação de experiências na participação e na realização de atividades. O terapeuta ocupacional deve avaliar para intervir apropriadamente nesses casos, oferecer orientações aos cuidadores, sendo elas específicas e/ou gerais, voltadas para a estimulação e essas orientações devem ser claras e simples, relacionando atividades cotidianas. O objetivo deste estudo é apresentar a concepção e percepção das orientações na prática do terapeuta ocupacional, voltada para cuidadores de crianças com dificuldades no processamento sensorial. Trata-se de um estudo de campo, exploratório, de natureza qualitativa, com amostragem por saturação, realizado de maneira virtual, no período de novembro a dezembro de 2022. Participaram da pesquisa, 7 terapeutas ocupacionais residentes em Pernambuco, que trabalham na área infantil e com Integração Sensorial. Todos participaram de uma entrevista semiestruturada online com a pesquisadora principal e logo em seguida os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os participantes relataram que as orientações terapêuticas ocupacionais são importantes na prática profissional e há diversas formas de fazer o repasse delas para que os cuidadores as entendam e as executem. Esse trabalho pôde destacar a singularidade que é necessária para cada caso e contexto, além disso, trouxe reflexão para que a prática profissional seja acima de tudo, pensada na família e com a mesma, para que os benefícios sejam visualizados no dia a dia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50635
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thais Steffany da Silva Muniz.pdf227,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons