Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50635
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Raquel Costa | - |
dc.contributor.author | MUNIZ, Thais Steffany da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T16:15:28Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T16:15:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-26 | - |
dc.identifier.citation | MUNIZ, Thais Steffany da Silva. Orientações terapêuticas ocupacionais para cuidadores de crianças com transtorno do processamento sensorial: uma perspectiva de terapeutas ocupacionais da área infantil. 2023. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50635 | - |
dc.description.abstract | Quando há uma desordem no processamento sensorial, os prejuízos perpassam a limitação de experiências na participação e na realização de atividades. O terapeuta ocupacional deve avaliar para intervir apropriadamente nesses casos, oferecer orientações aos cuidadores, sendo elas específicas e/ou gerais, voltadas para a estimulação e essas orientações devem ser claras e simples, relacionando atividades cotidianas. O objetivo deste estudo é apresentar a concepção e percepção das orientações na prática do terapeuta ocupacional, voltada para cuidadores de crianças com dificuldades no processamento sensorial. Trata-se de um estudo de campo, exploratório, de natureza qualitativa, com amostragem por saturação, realizado de maneira virtual, no período de novembro a dezembro de 2022. Participaram da pesquisa, 7 terapeutas ocupacionais residentes em Pernambuco, que trabalham na área infantil e com Integração Sensorial. Todos participaram de uma entrevista semiestruturada online com a pesquisadora principal e logo em seguida os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os participantes relataram que as orientações terapêuticas ocupacionais são importantes na prática profissional e há diversas formas de fazer o repasse delas para que os cuidadores as entendam e as executem. Esse trabalho pôde destacar a singularidade que é necessária para cada caso e contexto, além disso, trouxe reflexão para que a prática profissional seja acima de tudo, pensada na família e com a mesma, para que os benefícios sejam visualizados no dia a dia. | pt_BR |
dc.format.extent | 17p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | terapia ocupacional | pt_BR |
dc.subject | crianças | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | terapeutas ocupacionais | pt_BR |
dc.title | Orientações terapêuticas ocupacionais para cuidadores de crianças com transtorno do processamento sensorial: uma perspectiva de terapeutas ocupacionais da área infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/8231803900304193 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3126315843449267 | pt_BR |
dc.description.abstractx | When there is a disorder in sensory processing, the damage goes beyond the limitation of experiences in participating and carrying out activities. The occupational therapist must evaluate to intervene appropriately in these cases, offer guidance to caregivers, whether specific and/or general, aimed at stimulation, and these guidelines must be clear and simple, relating daily activities. The objective of this study is to present the conception and perception of guidelines in the practice of occupational therapists, aimed at caregivers of children with difficulties in sensory processing. This is a field study, exploratory, of a qualitative nature, with saturation sampling, carried out virtually, from November to December 2022. Seven occupational therapists residing in Pernambuco, who work in the children's area, participated in the research. and with Sensory Integration. All participated in an online semi-structured interview with the main researcher and soon after the data were analyzed using the content analysis technique. Participants reported that occupational therapeutic guidelines are important in professional practice and there are several ways to pass them on so that caregivers understand and implement them. This work was able to highlight the uniqueness that is necessary for each case and context, in addition, it brought reflection so that professional practice is, above all, thought of and with the family, so that the benefits are visualized in everyday life. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-4546-0480 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thais Steffany da Silva Muniz.pdf | 227,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons