Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50635

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Raquel Costa-
dc.contributor.authorMUNIZ, Thais Steffany da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-29T16:15:28Z-
dc.date.available2023-05-29T16:15:28Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.date.submitted2023-05-26-
dc.identifier.citationMUNIZ, Thais Steffany da Silva. Orientações terapêuticas ocupacionais para cuidadores de crianças com transtorno do processamento sensorial: uma perspectiva de terapeutas ocupacionais da área infantil. 2023. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50635-
dc.description.abstractQuando há uma desordem no processamento sensorial, os prejuízos perpassam a limitação de experiências na participação e na realização de atividades. O terapeuta ocupacional deve avaliar para intervir apropriadamente nesses casos, oferecer orientações aos cuidadores, sendo elas específicas e/ou gerais, voltadas para a estimulação e essas orientações devem ser claras e simples, relacionando atividades cotidianas. O objetivo deste estudo é apresentar a concepção e percepção das orientações na prática do terapeuta ocupacional, voltada para cuidadores de crianças com dificuldades no processamento sensorial. Trata-se de um estudo de campo, exploratório, de natureza qualitativa, com amostragem por saturação, realizado de maneira virtual, no período de novembro a dezembro de 2022. Participaram da pesquisa, 7 terapeutas ocupacionais residentes em Pernambuco, que trabalham na área infantil e com Integração Sensorial. Todos participaram de uma entrevista semiestruturada online com a pesquisadora principal e logo em seguida os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os participantes relataram que as orientações terapêuticas ocupacionais são importantes na prática profissional e há diversas formas de fazer o repasse delas para que os cuidadores as entendam e as executem. Esse trabalho pôde destacar a singularidade que é necessária para cada caso e contexto, além disso, trouxe reflexão para que a prática profissional seja acima de tudo, pensada na família e com a mesma, para que os benefícios sejam visualizados no dia a dia.pt_BR
dc.format.extent17p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectterapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectcriançaspt_BR
dc.subjectdesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectterapeutas ocupacionaispt_BR
dc.titleOrientações terapêuticas ocupacionais para cuidadores de crianças com transtorno do processamento sensorial: uma perspectiva de terapeutas ocupacionais da área infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8231803900304193pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3126315843449267pt_BR
dc.description.abstractxWhen there is a disorder in sensory processing, the damage goes beyond the limitation of experiences in participating and carrying out activities. The occupational therapist must evaluate to intervene appropriately in these cases, offer guidance to caregivers, whether specific and/or general, aimed at stimulation, and these guidelines must be clear and simple, relating daily activities. The objective of this study is to present the conception and perception of guidelines in the practice of occupational therapists, aimed at caregivers of children with difficulties in sensory processing. This is a field study, exploratory, of a qualitative nature, with saturation sampling, carried out virtually, from November to December 2022. Seven occupational therapists residing in Pernambuco, who work in the children's area, participated in the research. and with Sensory Integration. All participated in an online semi-structured interview with the main researcher and soon after the data were analyzed using the content analysis technique. Participants reported that occupational therapeutic guidelines are important in professional practice and there are several ways to pass them on so that caregivers understand and implement them. This work was able to highlight the uniqueness that is necessary for each case and context, in addition, it brought reflection so that professional practice is, above all, thought of and with the family, so that the benefits are visualized in everyday life.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-4546-0480pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thais Steffany da Silva Muniz.pdf227,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons