Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50627
Share on
Title: | O contexto socio cultural nas atividades e leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental I. |
Authors: | SILVA, Geicyelly Ellany da |
Keywords: | Leitura; Escrita; Inferência sociocultural; Paradidáticos |
Issue Date: | 10-May-2023 |
Citation: | SILVA, Geicyelly Ellany da. O contexto sociocultural nas atividades de leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1°, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I.Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | RESUMO O presente trabalho é uma pesquisa sobre o contexto sociocultural nas atividades de leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I, ou seja, a pesquisa foi elaborada com intuito de investigar as atividades propostas em livros paradidáticos a fim de saber se condizem com a realidade do educando, e se essas atividades foram elaboradas com uma preocupação voltada ao contexto sociocultural das crianças. O contexto sociocultural é aquele que está associado ao meio em que vive o sujeito. A pesquisa foi realizada em livros e, também, com professoras de uma escola da rede privada localizada no município de Bonito-PE. Como principais teóricos dessa temática nos apoiamos nos estudos e pesquisas de Regina Dell’Isola (1988) e Luiz Antônio Marcuschi (2008). Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos enunciados presentes nos livros são referentes ao contexto verbal e instrumental, ficando o contexto sociocultural pouco explorado para o desenvolvimento da criticidade no aluno. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50627 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo TCC Biblioteca Geicyelly Ellany da Silva.pdf | 590,35 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License