Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50627
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Geicyelly Ellany da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T15:16:41Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T15:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Geicyelly Ellany da. O contexto sociocultural nas atividades de leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1°, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I.Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50627 | - |
dc.description.abstract | RESUMO O presente trabalho é uma pesquisa sobre o contexto sociocultural nas atividades de leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I, ou seja, a pesquisa foi elaborada com intuito de investigar as atividades propostas em livros paradidáticos a fim de saber se condizem com a realidade do educando, e se essas atividades foram elaboradas com uma preocupação voltada ao contexto sociocultural das crianças. O contexto sociocultural é aquele que está associado ao meio em que vive o sujeito. A pesquisa foi realizada em livros e, também, com professoras de uma escola da rede privada localizada no município de Bonito-PE. Como principais teóricos dessa temática nos apoiamos nos estudos e pesquisas de Regina Dell’Isola (1988) e Luiz Antônio Marcuschi (2008). Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos enunciados presentes nos livros são referentes ao contexto verbal e instrumental, ficando o contexto sociocultural pouco explorado para o desenvolvimento da criticidade no aluno. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Inferência sociocultural | pt_BR |
dc.subject | Paradidáticos | pt_BR |
dc.title | O contexto socio cultural nas atividades e leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental I. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9248451798000665 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4016538612405542 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo TCC Biblioteca Geicyelly Ellany da Silva.pdf | 590,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons