Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50627

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de-
dc.contributor.authorSILVA, Geicyelly Ellany da-
dc.date.accessioned2023-05-29T15:16:41Z-
dc.date.available2023-05-29T15:16:41Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2023-05-26-
dc.identifier.citationSILVA, Geicyelly Ellany da. O contexto sociocultural nas atividades de leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1°, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I.Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50627-
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho é uma pesquisa sobre o contexto sociocultural nas atividades de leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I, ou seja, a pesquisa foi elaborada com intuito de investigar as atividades propostas em livros paradidáticos a fim de saber se condizem com a realidade do educando, e se essas atividades foram elaboradas com uma preocupação voltada ao contexto sociocultural das crianças. O contexto sociocultural é aquele que está associado ao meio em que vive o sujeito. A pesquisa foi realizada em livros e, também, com professoras de uma escola da rede privada localizada no município de Bonito-PE. Como principais teóricos dessa temática nos apoiamos nos estudos e pesquisas de Regina Dell’Isola (1988) e Luiz Antônio Marcuschi (2008). Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos enunciados presentes nos livros são referentes ao contexto verbal e instrumental, ficando o contexto sociocultural pouco explorado para o desenvolvimento da criticidade no aluno.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectInferência socioculturalpt_BR
dc.subjectParadidáticospt_BR
dc.titleO contexto socio cultural nas atividades e leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental I.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9248451798000665pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4016538612405542pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo TCC Biblioteca Geicyelly Ellany da Silva.pdf590,35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons