Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50624

Compartilhe esta página

Título: "Quem são eles?": Perfil socioeconômico e desempenho ocupacional de adolescentes assistidos em um ambulatório de psiquiatria.
Autor(es): SANTOS, Bárbara Costa Sacramento
Palavras-chave: transtornos mentais;; adolescente;; terapia ocupacional.
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: SANTOS, Bárbara Costa Sacramento. "Quem são eles?:" Perfil socioeconômico e desempenho ocupacional de adolescentes assistidos em um ambulatório de psiquiatria. 2023, Trabalho de Conclusão de Curso(Bacharelado em Terapia Ocupacional)-Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Introdução: Adolescentes com transtornos mentais normalmente se encontram em situação de vulnerabilidade social e podem ter seu desempenho ocupacional prejudicado em várias áreas. Dessa forma, o terapeuta ocupacional é o profissional que trabalha na habilitação e reabilitação, promoção de saúde e bem-estar das ocupações, fazendo-se necessário sua atuação com esse público. Objetivo: apresentar o perfil socioeconômico clínico e o desempenho ocupacional dos adolescentes assistidos no ambulatório de psiquiatria infanto-juvenil de um Hospital Universitário em Pernambuco. Métodos: Trata-se de um estudo de campo realizado de maneira descritiva com abordagem quantitativa, de corte transversal. Realizou-se uma amostra aleatória simples ao período da coleta com adolescentes de 11 à 21 anos que tivessem diagnóstico relacionado a algum transtorno mental. Resultados: Existiu um total de 20 adolescentes para pesquisa, que em sua maioria possuíam 15 anos, não existindo predominância de sexo, moravam distantes da região metropolitana e se deslocavam de ônibus pelo menos uma vez na semana para o hospital, viviam numa residência com 4 pessoas e sobreviviam com até um salário mínimo, cursavam o ensino fundamental e não possuíam Acompanhante Terapêutico Escolar. Tiveram predominância no diagnóstico de depressão e ansiedade e majoritariamente acompanhados apenas por psiquiatra. Quanto ao resultado da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional as atividades com maior destaque foram “procurar emprego” e “tarefas domésticas”. Discussão: Observou-se que a relação do contexto socioeconômico repercutiu diretamente no desempenho ocupacional dos adolescentes. Conclusão: Percebeu-se a escassez na literatura referente ao desempenho ocupacional de adolescentes com transtornos mentais, sendo sugerido estudos futuros sobre o tema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50624
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bárbara Costa Sacramento Santos.pdf451,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons