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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50624

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROSAS, Marina de Araújo-
dc.contributor.authorSANTOS, Bárbara Costa Sacramento-
dc.date.accessioned2023-05-29T14:48:00Z-
dc.date.available2023-05-29T14:48:00Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-05-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Bárbara Costa Sacramento. "Quem são eles?:" Perfil socioeconômico e desempenho ocupacional de adolescentes assistidos em um ambulatório de psiquiatria. 2023, Trabalho de Conclusão de Curso(Bacharelado em Terapia Ocupacional)-Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50624-
dc.description.abstractIntrodução: Adolescentes com transtornos mentais normalmente se encontram em situação de vulnerabilidade social e podem ter seu desempenho ocupacional prejudicado em várias áreas. Dessa forma, o terapeuta ocupacional é o profissional que trabalha na habilitação e reabilitação, promoção de saúde e bem-estar das ocupações, fazendo-se necessário sua atuação com esse público. Objetivo: apresentar o perfil socioeconômico clínico e o desempenho ocupacional dos adolescentes assistidos no ambulatório de psiquiatria infanto-juvenil de um Hospital Universitário em Pernambuco. Métodos: Trata-se de um estudo de campo realizado de maneira descritiva com abordagem quantitativa, de corte transversal. Realizou-se uma amostra aleatória simples ao período da coleta com adolescentes de 11 à 21 anos que tivessem diagnóstico relacionado a algum transtorno mental. Resultados: Existiu um total de 20 adolescentes para pesquisa, que em sua maioria possuíam 15 anos, não existindo predominância de sexo, moravam distantes da região metropolitana e se deslocavam de ônibus pelo menos uma vez na semana para o hospital, viviam numa residência com 4 pessoas e sobreviviam com até um salário mínimo, cursavam o ensino fundamental e não possuíam Acompanhante Terapêutico Escolar. Tiveram predominância no diagnóstico de depressão e ansiedade e majoritariamente acompanhados apenas por psiquiatra. Quanto ao resultado da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional as atividades com maior destaque foram “procurar emprego” e “tarefas domésticas”. Discussão: Observou-se que a relação do contexto socioeconômico repercutiu diretamente no desempenho ocupacional dos adolescentes. Conclusão: Percebeu-se a escassez na literatura referente ao desempenho ocupacional de adolescentes com transtornos mentais, sendo sugerido estudos futuros sobre o tema.pt_BR
dc.format.extentp. 33pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjecttranstornos mentais;pt_BR
dc.subjectadolescente;pt_BR
dc.subjectterapia ocupacional.pt_BR
dc.title"Quem são eles?": Perfil socioeconômico e desempenho ocupacional de adolescentes assistidos em um ambulatório de psiquiatria.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Débora Danielle Andrade dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2687472285201378pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3371824132056102pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Adolescents with mental disorders are usually in a situation of social vulnerability and may have their occupational performance impaired in several areas. Thus, the occupational therapist is the professional who works in habilitation and rehabilitation, promoting health and well-being in occupations, making it necessary to work with this public. Objective: to present the clinical socioeconomic profile and occupational performance of adolescents assisted at the child and youth psychiatry clinic of a University Hospital in Pernambuco. Methods: This is a descriptive field study with a quantitative, cross-sectional approach. A simple random sample was carried out during the collection period with adolescents between 11 and 21 years old who had been diagnosed with a mental disorder. Results: There were a total of 20 adolescents for the research, most of whom were 15 years old, with no gender predominance, lived far from the metropolitan area and commuted by bus at least once a week to the hospital, lived in a residence with 4 people and survived with up to one minimum wage, attended elementary school and did not have a School Therapeutic Companion. They had predominance in the diagnosis of depression and anxiety and mostly followed only by a psychiatrist. As for the result of the Canadian Occupational Performance Measure, the most prominent activities were “looking for a job” and “domestic chores”. Discussion: Note that the relationship of socioeconomic context had a direct impact on the occupational performance of adolescents. Conclusion: It was noticed the economy in the literature regarding the occupational performance of adolescents with mental disorders, suggesting future studies on the subject.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5887650255580893pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

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