Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50562

Compartilhe esta página

Título: Desafios e possibilidades vivenciados no ensino remoto durante a pandemia da covid-19: com a palavra professores de matemática do Ensino Fundamental do município de Panelas-PE.
Autor(es): SILVA, Ana Karolynne Soares da
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial; Ensino de Matemática; Pandemia Covid-19
Data do documento: 23-Dez-2022
Abstract: O presente trabalho visa analisar as possibilidades e os desafios enfrentados pelos professores no ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental ao longo do período da pandemia da Covid-19. Ao decorrer do período de isolamento social em momentos vivenciados por esses profissionais no desenvolvimento do trabalho docente, sem precedentes na história, que foi o período de isolamento social devido a pandemia de Covid-19 em que as escolas foram orientadas a seguir as medidas de segurança pela segurança de toda comunidade escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo de cunho exploratório com sete professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental que atuam no município de Panelas - PE e responderam a um questionário online pelo aplicativo FormApps sobre as aprendizagens e os desafios enfrentados no ensino remoto emergencial de matemática. Como resultados constatamos que cinco professores indicaram não haver participado de formação continuada nesse período assumindo grande parte da responsabilidade de ensinar de forma remota. Entretanto, os professores analisaram o momento vivenciado como sendo possibilitador de novas aprendizagens para prática docente, especialmente se tratando de conhecimentos tecnológicos ligados a Educação. Três professores indicaram que uma das estratégias adotadas para o ensino e aprendizagem de matemática no período da Covid-19 foi a variedade de estratégias sendo parte online, parte por meio de atividades impressas para que alunos com diferentes condições fossem contemplados com o ensino de matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50562
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANA KAROLYNNE.pdf971,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons