Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50562

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Karolynne Soares da-
dc.date.accessioned2023-05-25T19:48:04Z-
dc.date.available2023-05-25T19:48:04Z-
dc.date.issued2022-12-23-
dc.date.submitted2023-05-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50562-
dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar as possibilidades e os desafios enfrentados pelos professores no ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental ao longo do período da pandemia da Covid-19. Ao decorrer do período de isolamento social em momentos vivenciados por esses profissionais no desenvolvimento do trabalho docente, sem precedentes na história, que foi o período de isolamento social devido a pandemia de Covid-19 em que as escolas foram orientadas a seguir as medidas de segurança pela segurança de toda comunidade escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo de cunho exploratório com sete professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental que atuam no município de Panelas - PE e responderam a um questionário online pelo aplicativo FormApps sobre as aprendizagens e os desafios enfrentados no ensino remoto emergencial de matemática. Como resultados constatamos que cinco professores indicaram não haver participado de formação continuada nesse período assumindo grande parte da responsabilidade de ensinar de forma remota. Entretanto, os professores analisaram o momento vivenciado como sendo possibilitador de novas aprendizagens para prática docente, especialmente se tratando de conhecimentos tecnológicos ligados a Educação. Três professores indicaram que uma das estratégias adotadas para o ensino e aprendizagem de matemática no período da Covid-19 foi a variedade de estratégias sendo parte online, parte por meio de atividades impressas para que alunos com diferentes condições fossem contemplados com o ensino de matemática.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades vivenciados no ensino remoto durante a pandemia da covid-19: com a palavra professores de matemática do Ensino Fundamental do município de Panelas-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5483410279385298pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze the possibilities and challenges faced by teachers in teaching mathematics in the final years of Elementary School during the period of the Covid-19 pandemic. During the period of social isolation in moments experienced by these professionals in the development of the teaching work, unprecedented in history, which was the period of social isolation due to the Covid-19 pandemic in which schools were guided to follow safety measures for the safety of the entire school community. This is qualitative research of an exploratory nature with seven mathematics teachers from the final years of Elementary School who work in the municipality of Panelas - PE and answered an online questionnaire through the FormApps application about the learning and challenges faced in remote teaching math emergency. As a result, we found that five teachers indicated that they had not participated in continuing education during this period, assuming a large part of the responsibility of teaching remotely. However, the teachers analyzed the moment experienced as enabling new learning for teaching practice, especially when it comes to technological knowledge related to Education. Three teachers indicated that one of the strategies adopted for teaching and learning mathematics during the Covid-19 period was the variety of strategies, part online and part through printed activities so that students with different conditions could be contemplated with teaching mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-7850-7543pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ANA KAROLYNNE.pdf971,21 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons