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Título : Pavimento de concreto sobre solos moles estudos de caso na Rodovia BR-101 Nordeste (Lotes 1,5 e 6)
Autor : José Marques Francelino, Martônio
Palabras clave : Pavimento de concreto; Obras rodoviárias; Execução; Pavimentação
Fecha de publicación : 31-ene-2009
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : José Marques Francelino, Martônio; Dário da Silva Pontes Filho, Ivaldo. Pavimento de concreto sobre solos moles estudos de caso na Rodovia BR-101 Nordeste (Lotes 1,5 e 6). 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumen : O volume de obras em pavimento de concreto está crescendo no Brasil e há necessidade premente de melhor entender as peculiaridades de sua execução conforme as características climáticas e do solo da região. A literatura brasileira referente a execução de pavimentos de concreto, resulta na maioria das vezes de pesquisas da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) baseadas em experiências internacionais. Dentro deste contexto, esta dissertação foi desenvolvida com o intuito de captar o conhecimento de especialistas sobre os principais elementos para execução de obra de pavimento de concreto sobre solos moles. Para sua realização, foram utilizadas as experiências obtidas na obra de duplicação e adequação de capacidade da Rodovia BR-101, lotes 1, 5 e 6 cuja responsabilidade de execução foi de Batalhões de Engenharia do Exército Brasileiro. Os resultados confirmaram a necessidade de reavaliação e incremento da literatura sobre o referido tema, a necessidade de adequações em alguns equipamentos de execução, que o mercado possui instrumentos de qualidade para monitoração de aterros, que devem ser reavaliadas as tolerâncias estabelecidas por Norma do DNIT para cada camada que compõe a estrutura do pavimento, uma vez que o avanço da tecnologia é fato comprovado. Com o crescimento do uso das novas tecnologias de pavimento de concreto no Brasil, o autor da presente dissertação entende que esforços devem ser feitos para que haja a disseminação do conhecimento gerado entre pesquisadores, engenheiros e gerentes de obra, com o objetivo de evitar desperdícios de recursos, aumentar a qualidade do pavimento de concreto, melhorar a produtividade e imagem das empresas, colaborando para o crescimento tecnológico da engenharia rodoviária brasileira. Contribui-se neste trabalho com estes aspectos especificamente na parte de construção sobre solos moles e propondo um roteiro para execução dos pavimentos de concreto
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5054
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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