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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5054

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDário da Silva Pontes Filho, Ivaldo pt_BR
dc.contributor.authorJosé Marques Francelino, Martôniopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:35:40Z-
dc.date.available2014-06-12T17:35:40Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationJosé Marques Francelino, Martônio; Dário da Silva Pontes Filho, Ivaldo. Pavimento de concreto sobre solos moles estudos de caso na Rodovia BR-101 Nordeste (Lotes 1,5 e 6). 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5054-
dc.description.abstractO volume de obras em pavimento de concreto está crescendo no Brasil e há necessidade premente de melhor entender as peculiaridades de sua execução conforme as características climáticas e do solo da região. A literatura brasileira referente a execução de pavimentos de concreto, resulta na maioria das vezes de pesquisas da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) baseadas em experiências internacionais. Dentro deste contexto, esta dissertação foi desenvolvida com o intuito de captar o conhecimento de especialistas sobre os principais elementos para execução de obra de pavimento de concreto sobre solos moles. Para sua realização, foram utilizadas as experiências obtidas na obra de duplicação e adequação de capacidade da Rodovia BR-101, lotes 1, 5 e 6 cuja responsabilidade de execução foi de Batalhões de Engenharia do Exército Brasileiro. Os resultados confirmaram a necessidade de reavaliação e incremento da literatura sobre o referido tema, a necessidade de adequações em alguns equipamentos de execução, que o mercado possui instrumentos de qualidade para monitoração de aterros, que devem ser reavaliadas as tolerâncias estabelecidas por Norma do DNIT para cada camada que compõe a estrutura do pavimento, uma vez que o avanço da tecnologia é fato comprovado. Com o crescimento do uso das novas tecnologias de pavimento de concreto no Brasil, o autor da presente dissertação entende que esforços devem ser feitos para que haja a disseminação do conhecimento gerado entre pesquisadores, engenheiros e gerentes de obra, com o objetivo de evitar desperdícios de recursos, aumentar a qualidade do pavimento de concreto, melhorar a produtividade e imagem das empresas, colaborando para o crescimento tecnológico da engenharia rodoviária brasileira. Contribui-se neste trabalho com estes aspectos especificamente na parte de construção sobre solos moles e propondo um roteiro para execução dos pavimentos de concretopt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPavimento de concretopt_BR
dc.subjectObras rodoviáriaspt_BR
dc.subjectExecuçãopt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.titlePavimento de concreto sobre solos moles estudos de caso na Rodovia BR-101 Nordeste (Lotes 1,5 e 6)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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