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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50522
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Title: | Responsabilidade social da universidade pública na saúde mental: relato de experiência de uma discente perante desafios vivenciados |
Authors: | SILVA, Willianne Geovana Vicente da |
Keywords: | fisioterapia; saúde mental; formação em saúde e vulnerabilidade social |
Issue Date: | 10-May-2023 |
Citation: | SILVA, Willianne Geovana Vicente da. Responsabilidade social da universidade pública na saúde mental: relato de experiência de uma discente perante desafios vivenciados. 2023. 37 p; Trabalho de Conclusão de curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Dados epidemiológicos publicados em 2019 demonstram que os casos de suicídio aumentaram 43%, de 2011 a 2019, em todo o território brasileiro. Entre os adolescentes, o aumento foi de 81% e, nos casos em menores de 14 anos, esse aumento foi ainda maior, ultrapassando 100%. O mais preocupante é que, atualmente, o suicídio tem sido considerado a quarta causa de morte entre jovens na faixa etária de 16-25 anos, período em que a transição entre o ensino médio e superior acontece e é considerado por algumas pessoas como um momento estressante. O relato busca evidenciar a responsabilidade social da universidade pública e a importância de seus professores como fatores ambientais facilitadores para a saúde mental dos discentes. A metodologia utilizada foi a narrativa autobiográfica, baseada na reflexão crítica sobre as minhas vivências durante o curso. Os resultados mostram o enfrentamento de diversas dificuldades financeiras, familiares, pessoais e acadêmicas, que afetaram minha saúde mental e o meu desempenho no curso. Também relato situações de assédio moral, discriminação e falta de apoio por parte de alguns docentes, que contribuíram para o meu sofrimento psíquico. Destaco, porém, que também encontrei professores que foram sensíveis, acolhedores e incentivadores, que me ajudaram a superar os obstáculos e a concluir o curso com êxito. Toda uma análise do ambiente interno e externo da sala de aula, no contexto da Universidade, foi realizado, buscando sempre identificar os pontos positivos e os de melhoria, como também as oportunidades e os pontos gatilhos a serem evitados. Concluo, portanto, que a universidade pública tem um papel fundamental na promoção da saúde mental dos estudantes, especialmente dos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que os professores podem ser agentes transformadores nesse processo, desde que adotem uma postura ética, humanizada e comprometida com a formação integral dos discentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50522 |
Appears in Collections: | (TCC) - Fisioterapia |
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