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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50478
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Título: | Alternate Reality Game (ARG): uma estratégia lúdica para o ensino de química com base no tratamento de esgoto. |
Autor(es): | AMORIM, Ana Laura Mendes de |
Palavras-chave: | Alternate Reality Games; Jogos educativos; Tratamento de esgoto |
Data do documento: | 5-Mai-2023 |
Citação: | AMORIM, Ana Laura Mendes de. Alternate Reality Game (ARG): uma estratégia lúdica para o ensino de química com base no tratamento de esgoto. 2023. Trabalho de Conclusão do Curso de Química - Licenciatura – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A necessidade de melhorias no processo de ensino aprendizagem traz à tona a busca por metodologias ativas, o que resulta na crescente utilização do lúdico como recurso didático. Isso porque é possível observar características presentes em sua estrutura que contribuem com os avanços necessários para a educação. Os jogos educativos, por sua vez, propiciam um ambiente estimulador, seja no prazer ou desprazer e acabam por retirar os estudantes do contexto passivo receptor da educação tradicional. Nesta pesquisa é utilizado um jogo de realidade alternativa (ARG, do inglês Alternate Reality Game) tendo como objetivo avaliar como a utilização de uma abordagem lúdica sobre o tratamento de esgoto pode auxiliar na compreensão do emprego dos processos físicos, químicos e biológicos por estudantes do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Tratou-se de uma pesquisa de natureza básica e abordagem qualitativa, aplicada de forma virtual por meio da plataforma do Google Classroom e contou com a participação de 9 discentes matriculados a partir do 7º período do curso. A proposta foi analisada por meio dos próprios desafios que compõem o jogo, usando um questionário fechado, baseado na Escala Likert, que observa os graus de concordância em relação a uma determinada afirmação e um aberto a fim de obter um resultado mais descritivo. Foi possível perceber, durante a aplicação e análise dos resultados, a funcionalidade do ARG em virtude de sua estrutura, pautada na variedade de desafios, tornando o jogo mais dinâmico, além de desenvolver a autonomia nos estudantes por meio da busca pelo conhecimento. Isto posto, pode-se afirmar que a utilização de um Alternate Reality Game, se bem estruturado, é capaz de favorecer o ensino de química. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50478 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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