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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50478

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorAMORIM, Ana Laura Mendes de-
dc.date.accessioned2023-05-23T15:42:27Z-
dc.date.available2023-05-23T15:42:27Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.date.submitted2023-05-23-
dc.identifier.citationAMORIM, Ana Laura Mendes de. Alternate Reality Game (ARG): uma estratégia lúdica para o ensino de química com base no tratamento de esgoto. 2023. Trabalho de Conclusão do Curso de Química - Licenciatura – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50478-
dc.description.abstractA necessidade de melhorias no processo de ensino aprendizagem traz à tona a busca por metodologias ativas, o que resulta na crescente utilização do lúdico como recurso didático. Isso porque é possível observar características presentes em sua estrutura que contribuem com os avanços necessários para a educação. Os jogos educativos, por sua vez, propiciam um ambiente estimulador, seja no prazer ou desprazer e acabam por retirar os estudantes do contexto passivo receptor da educação tradicional. Nesta pesquisa é utilizado um jogo de realidade alternativa (ARG, do inglês Alternate Reality Game) tendo como objetivo avaliar como a utilização de uma abordagem lúdica sobre o tratamento de esgoto pode auxiliar na compreensão do emprego dos processos físicos, químicos e biológicos por estudantes do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Tratou-se de uma pesquisa de natureza básica e abordagem qualitativa, aplicada de forma virtual por meio da plataforma do Google Classroom e contou com a participação de 9 discentes matriculados a partir do 7º período do curso. A proposta foi analisada por meio dos próprios desafios que compõem o jogo, usando um questionário fechado, baseado na Escala Likert, que observa os graus de concordância em relação a uma determinada afirmação e um aberto a fim de obter um resultado mais descritivo. Foi possível perceber, durante a aplicação e análise dos resultados, a funcionalidade do ARG em virtude de sua estrutura, pautada na variedade de desafios, tornando o jogo mais dinâmico, além de desenvolver a autonomia nos estudantes por meio da busca pelo conhecimento. Isto posto, pode-se afirmar que a utilização de um Alternate Reality Game, se bem estruturado, é capaz de favorecer o ensino de química.pt_BR
dc.format.extent90p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlternate Reality Gamespt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectTratamento de esgotopt_BR
dc.titleAlternate Reality Game (ARG): uma estratégia lúdica para o ensino de química com base no tratamento de esgoto.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxThe need for improvements in the teaching-learning process brings up the search for active methodologies, which results in the increasing use of play as a didactic resource. This is because it is possible to observe characteristics present in its structure that contribute to the necessary advances for education. Educational games, in turn, provide a stimulating environment, whether in pleasure or displeasure, and end up removing students from the passive context of traditional education. In this research, an Alternate Reality Game (ARG) is used, with the objective of verifying how the use of a playful approach to sewage treatment can help in understanding the use of physical, chemical and biological processes by students of the Chemistry course at the Federal University of Pernambuco – Campus Agreste. It was a research of a basic nature and a qualitative approach, applied virtually through the Google Classroom platform and with the participation of 9 students from the final periods of the course. The proposal was analyzed through the challenges that make up the game, using a closed questionnaire, based on the Likert Scale, which observes the degrees of agreement in relation to a given statement, and an open one in order to obtain a more descriptive result. It was possible to perceive, during the application and analysis of the results, the functionality of the ARG due to its structure, based on the variety of challenges, making the game more dynamic, in addition to developing autonomy in students through the search for knowledge. That said, it can be said that the use of an Alternate Reality Game, if well structured, is capable of favoring the teaching of chemistry.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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