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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50436

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Título: Ginástica acrobática e acrobacias circenses: concepções dos movimentos corporais e suas práticas pedagógicas na Educação Física escolar
Autor(es): AMORIM, José Henrique de França
Palavras-chave: Ginástica Acrobática; Ginástica Circense; Educação física para crianças; Educação física - prática pedagógica
Data do documento: 3-Mai-2021
Abstract: A Ginástica teve seu processo compreendido ao longo da vida, tendo passado por diversos processos no decorrer dos anos, onde apresentava uma história de relação do homem com a necessidade de se manter vivo. No Brasil, a Ginástica teve seu início histórico relacionado a preparação física das forças armadas, passando a ser inserida na preparação dos soldados. O estudo mostra a Ginástica Acrobática como uma modalidade recente no mundo competitivo, porém, ressalta os estudos que destaca os fatores históricos presentes desde a Antiguidade. Já na Ginástica Circense, sua história está relacionada com a origem do circo e da sua disseminação através das demonstrações por diversos lugares. Este estudo tem como objetivo analisar como a Ginástica Acrobática e Circense podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos através de práticas pedagógicas que possibilitem um maior envolvimento do aluno e do professor, mostrando meios que proporcionem a reflexão sobre o corpo humano e a necessidade do movimento para o desenvolvimento de determinados aspectos. O estudo busca apontar características da prática pedagógica no ambiente escolar, apresentando importantes abordagens que estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo estratégias de ensino que aumente as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais. Diante da construção do desenvolvimento, foi optado pela pesquisa qualitativa bibliográfica, e a sondagem dos materiais realizados através de publicações de artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados: Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Portal de Periódico CAPES/ MEC. Verificou-se a importância do desenvolvimento educacional por meio de ações construtivas e cooperativas, considerando as experiências do aluno como um aspecto fundamental para o desenvolvimento da consciência corporal, da socialização e do cognitivo, proporcionando um ensino baseado na participação e no protagonismo. Sendo assim, é importante ressaltar que a Ginástica poderá oportunizar momentos de aprendizagem, de prazer e de construção da autonomia, podendo formar uma personalidade que a introduza numa vida social, sendo capaz de formar um sujeito ativo e cultural.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50436
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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