Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50436

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPORTO, Solange Maria Magalhães da Silva-
dc.contributor.authorAMORIM, José Henrique de França-
dc.date.accessioned2023-05-22T16:15:30Z-
dc.date.available2023-05-22T16:15:30Z-
dc.date.issued2021-05-03-
dc.date.submitted2023-05-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50436-
dc.description.abstractA Ginástica teve seu processo compreendido ao longo da vida, tendo passado por diversos processos no decorrer dos anos, onde apresentava uma história de relação do homem com a necessidade de se manter vivo. No Brasil, a Ginástica teve seu início histórico relacionado a preparação física das forças armadas, passando a ser inserida na preparação dos soldados. O estudo mostra a Ginástica Acrobática como uma modalidade recente no mundo competitivo, porém, ressalta os estudos que destaca os fatores históricos presentes desde a Antiguidade. Já na Ginástica Circense, sua história está relacionada com a origem do circo e da sua disseminação através das demonstrações por diversos lugares. Este estudo tem como objetivo analisar como a Ginástica Acrobática e Circense podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos através de práticas pedagógicas que possibilitem um maior envolvimento do aluno e do professor, mostrando meios que proporcionem a reflexão sobre o corpo humano e a necessidade do movimento para o desenvolvimento de determinados aspectos. O estudo busca apontar características da prática pedagógica no ambiente escolar, apresentando importantes abordagens que estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo estratégias de ensino que aumente as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais. Diante da construção do desenvolvimento, foi optado pela pesquisa qualitativa bibliográfica, e a sondagem dos materiais realizados através de publicações de artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados: Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Portal de Periódico CAPES/ MEC. Verificou-se a importância do desenvolvimento educacional por meio de ações construtivas e cooperativas, considerando as experiências do aluno como um aspecto fundamental para o desenvolvimento da consciência corporal, da socialização e do cognitivo, proporcionando um ensino baseado na participação e no protagonismo. Sendo assim, é importante ressaltar que a Ginástica poderá oportunizar momentos de aprendizagem, de prazer e de construção da autonomia, podendo formar uma personalidade que a introduza numa vida social, sendo capaz de formar um sujeito ativo e cultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGinástica Acrobáticapt_BR
dc.subjectGinástica Circensept_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEducação física - prática pedagógicapt_BR
dc.titleGinástica acrobática e acrobacias circenses: concepções dos movimentos corporais e suas práticas pedagógicas na Educação Física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2311737019302937pt_BR
dc.description.abstractxGymnastics had its process understood throughout life, having gone through several processes over the years, where it presented a history of the relationship of man with the need to stay alive. In Brazil, Gymnastics had its historical beginning related to the physical preparation of the armed forces, and started to be inserted in the reparation of soldiers. The study shows Acrobatic Gymnastics as a recent modality in the competitive world, however, it highlights the studies that highlights the historical factors present since Antiquity. In the Gymnastics Circus, its history is related to the origin of the circus and its dissemination through demonstrations in different places. This study aims to analyze how Acrobatic and Circus Gymnastics can contribute to the development of students through pedagogical practices that enable greater involvement of the student and the teacher, showing means that provide reflection on the human body and the need for movement to the development of certain aspects. The study seeks to point out characteristics of pedagogical practice in the school environment, presenting important approaches that are present in the National Common Curricular Base (BNCC), comprising teaching strategies that increase the possibilities of learning about body practices. In view of the construction of development, it was opted for qualitative bibliographic research, and the survey of materials carried out through publications of national and international scientific articles in the databases: Eletronic Library Online (SCIELO), Google Scholar, CAPES / MEC Journal Portal. The importance of educational development was verified through constructive and cooperative actions, considering the student's experiences as a fundamental aspect for the development of body awareness, socialization and cognitive, providing a teaching based on participation and protagonism. Therefore, it is important to emphasize that Gymnastics can provide moments of learning, pleasure and the construction of autonomy, being able to form a personality that introduces you to a social life, being able to form an active and cultural subject.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Amorim, José Henrique de França.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons